Indicado de Lula não é candidato da cúpula do PT a prefeito de capital
PT apoia Luciano Ducci em Curitiba, gerando discordância interna e contestação de pré-candidatos como Zeca Dirceu e Carol Dartora.

Diamantino Junior
Publicado em: 27/05/2024 às 16:02 | Atualizado em: 27/05/2024 às 16:02
A Executiva Nacional do PT decidiu na manhã desta segunda-feira (27/5) não lançar candidatura própria em Curitiba, capital do Paraná, e apoiar o ex-prefeito e deputado federal do PSB, Luciano Ducci.
A decisão, que desagradou parte da militância, prejudica os planos do líder do partido na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, que até então se apresentava como pré-candidato.
A aprovação foi apertada, com 15 votos a favor e sete contrários. Zeca Dirceu anunciou que irá recorrer. “Sigo pré-candidato e com orgulho serei o candidato de Lula. Vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar a palavra final nestas situações”, afirmou.
Luciano Ducci, prefeito de Curitiba entre 2010 e 2013, enfrenta resistência de algumas alas petistas devido a suas posições anteriores.
Em 2016, ele votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e, no ano seguinte, não compareceu à sessão que votou um pedido de investigação contra Michel Temer (MDB).
Leia mais
Senador do AM critica Lula e leva invertida de Ramos: ‘Patético e cômico’
Após o anúncio, Ducci expressou sua satisfação. “Este movimento mostra a confiança em um projeto mais humano para a cidade. Acredito que o apoio do PT e do governo federal está relacionado com essa busca por uma Curitiba mais social. Agora é hora de mobilizar a militância e buscar o apoio de outros partidos que compartilhem nossa visão”, disse.
Além de Zeca Dirceu, a deputada Carol Dartora e o militante Filipe Mongruel também se apresentaram como pré-candidatos do partido. No domingo, a deputada divulgou uma carta pública explicando seus motivos para se colocar à disposição. Segundo Dartora, há uma necessidade urgente de uma gestão mais representativa na capital paranaense.
Em entrevista ao GLOBO no mês passado, a deputada afirmou que esse objetivo não será alcançado apoiando Ducci.
“Ele (Ducci) já foi prefeito de Curitiba e fez um mandato ruim para os eleitores do PT. Precisamos de uma candidatura representativa para enfrentar a extrema-direita, e não podemos fazer isso com alguém que já esteve ao lado deles”, disse.
Leia mais no O Globo
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados