PT de Lula no Amazonas elege 2 prefeitos, 3 vices e 25 vereadores

PT encolhe no Amazonas e em todo o Brasil e mostra sinais preocupantes para as lideranças da sigla, principalmente o presidente Lula.

Publicado em: 07/10/2024 às 19:09 | Atualizado em: 07/10/2024 às 19:09

Com um total de 247 prefeitos eleitos em todo o Brasil, no primeiro turno das eleições municipais de 2024, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostra que vem encolhendo após a crise. No Amazonas também o cenário é igual e o partido elegeu apenas dois prefeitos, três vices e 25 vereadores.

O número reflete o encolhimento do partido em relação ao cenário nacional, onde, embora tenha superado os 178 prefeitos eleitos em 2020, o PT viu seu total de prefeituras diminuir em comparação com as 265 conquistadas após a janela partidária deste ano.

O resultado no Amazonas nada mais é do que um reflexo da situação do partido em todo o Brasil onde elegeu muito poucos prefeitos.

Os números do estado ficam bem abaixo do sucesso do partido em regiões como o Nordeste, especialmente no Piauí (50 prefeitos), Bahia (49) e Ceará (45), onde o PT manteve forte presença.

Mesmo com um crescimento nacional em relação ao último pleito, a redução no número de prefeituras em geral e o fraco desempenho em estados como o Amazonas apontam para desafios futuros.

Leia mais

Resultado do primeiro turno fortalece Wilson Lima para 2026 

O partido, que já teve maior controle sobre prefeituras no estado, agora precisa rever suas estratégias para recuperar o protagonismo local e não perder ainda mais relevância nas eleições seguintes.

Foto: reprodução