PT acusa Marina Silva de usar governo para oposição no Amazonas

Ministra do Meio Ambiente e presidente da Funai foram a São Gabriel da Cachoeira lançar candidatura de indígena do Rede

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 30/01/2024 às 20:23 | Atualizado em: 30/01/2024 às 20:32

Não bastassem as duras críticas que tem recebido no Amazonas por conta da BR-319, agora a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), comprou briga com o PT estadual.

O Partidos dos Trabalhadores está acusando Marina de usar a máquina do governo para fazer campanha contra o partido do presidente da República, Lula da Silva.

Isso porque, em evento ocorrido nos dias 27 e 28 deste mês, a ministra e a presidente da Funai, a ex-deputada Joenia Wapichana (Rede), foram a São Gabriel da Cachoeira, governado pelo PT, lançar a candidatura a prefeito do presidente da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), Marivelton Baré.

O líder indígena, que é do Rede Sustentabilidade, também comanda o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) no município.

Assim como, no âmbito político, faz oposição ferrenha ao prefeito petista Clóvis Curubão.

Por conta disso, o diretório do PT em São Gabriel da Cachoeira repudiou, em nota, a ação de Marina, Joenia e Marivelton, por usarem a estrutura do governo para fins eleitorais.

Leia mais

Sul do AM é prioridade na destinação de terras públicas, diz Marina

Oposição

“Repudiamos, veementemente, a visita e posicionamentos da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da presidente da Funai, Joenia Wapichana, que fazem parte do governo do PT, virem lançar pré-candidatura da oposição à Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira”.

E prossegue:

“Lamentável que a ministra e a presidente da Funai do governo venham lançar um candidato da oposição no município onde é governado pelo PT por dois pleitos consecutivos, marco histórico em São Gabriel da Cachoeira. Além disso, a federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) terá candidatura majoritária, com amplo apoio da população”, diz a nota dos petistas.

O PT de São Gabriel da Cachoeira lançou a pré-candidatura do jovem indígena tariano Egmar Saldanha (Curubinha), no último dia 27, justamente no dia que Marina e Joenia lançaram a pré-candidatura petista.

Leia mais

‘Bancada do cocar’ vai ser lançada no AM, sem Marina Silva, diz Rede

Hegemonia

Os petistas do município afirmam que Marina não consegue ou não quer reconhecer a hegemonia do Partido dos Trabalhadores na região do alto rio Negro, há oito anos no poder.

Além disso, os são-gabrielenses se orgulham de ser o município mais petista do Amazonas. Foi lá que Lula obteve 87% dos votos nas eleições de 2022.

BR-319

“A ministra Marina Silva não resolve o problema da BR-319, tão necessária para nós, não senta aqui no estado para discutir as saídas para o asfaltamento da rodovia, mas pode vir lançar candidato a prefeito de São Gabriel de Cachoeira, contrário ao nosso governo”, disse membro do diretório estadual do PT.

Foto: divulgação