TCE: primeiro listão de inelegíveis no Amazonas tem 399 políticos e gestores

A lista engloba gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense

Reprovada no TCE prestação de contas de gestoras de saúde do AM

Ferreira Gabriel

Publicado em: 30/07/2024 às 15:51 | Atualizado em: 30/07/2024 às 15:56

O Amazonas possui 399 políticos inelegíveis para o pleito eleitoral de 2024. A lista com os nomes foi entregue pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, nesta segunda-feira (29), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

A lista engloba gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense.

A lista foi recebida pelo vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, em solenidade realizada no Plenário Desembargador João Meirelles, localizado na sede da Corte Eleitoral.

Contabilizando 399 reprovações de contas – sendo que alguns nomes de gestores se repetem em mais de uma ocasião – as rejeições são base para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos do TCE para avaliar se o candidato pode ser candidato nas eleições. Conforme estabelece a legislação, o TCE-AM deveria realizar a entrega até o dia 15 de agosto.

Segundo a conselheira-presidente, a antecipação da entrega da lista dos políticos inelegíveis no Amazonas se deu pela importância de promover a transparência ao processo eleitoral, proporcionando tempo hábil para as devidas providências do TRE.

“A entrega antecipada desta lista é um reflexo da dedicação e do empenho do TCE-AM em cumprir suas atribuições com responsabilidade e respeito às leis, proporcionando ao TRE o tempo necessário para as devidas providências”, discursou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.

Leia mais em Segundo a Segundo

Leia mais

Hora da convenção, como candidatos em Manaus usam criatividade no convite

Foto: Divulgação