TCE: primeiro listão de inelegíveis no Amazonas tem 399 políticos e gestores
A lista engloba gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense

Ferreira Gabriel
Publicado em: 30/07/2024 às 15:51 | Atualizado em: 30/07/2024 às 15:56
O Amazonas possui 399 políticos inelegíveis para o pleito eleitoral de 2024. A lista com os nomes foi entregue pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, nesta segunda-feira (29), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
A lista engloba gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense.
A lista foi recebida pelo vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, em solenidade realizada no Plenário Desembargador João Meirelles, localizado na sede da Corte Eleitoral.
Contabilizando 399 reprovações de contas – sendo que alguns nomes de gestores se repetem em mais de uma ocasião – as rejeições são base para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos do TCE para avaliar se o candidato pode ser candidato nas eleições. Conforme estabelece a legislação, o TCE-AM deveria realizar a entrega até o dia 15 de agosto.
Segundo a conselheira-presidente, a antecipação da entrega da lista dos políticos inelegíveis no Amazonas se deu pela importância de promover a transparência ao processo eleitoral, proporcionando tempo hábil para as devidas providências do TRE.
“A entrega antecipada desta lista é um reflexo da dedicação e do empenho do TCE-AM em cumprir suas atribuições com responsabilidade e respeito às leis, proporcionando ao TRE o tempo necessário para as devidas providências”, discursou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.
Leia mais em Segundo a Segundo
Leia mais
Hora da convenção, como candidatos em Manaus usam criatividade no convite
Foto: Divulgação