Arthur para Amazonino: “Tem gente que leva bomba no ensino médio”

Neuton Correa
Publicado em: 03/09/2018 às 19:19 | Atualizado em: 03/09/2018 às 19:19
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), aproveitou a divulgação do resultado positivo conquistado pela capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 para provocar, sem citar nome, o governador Amazonino Mendes (PDT).
“Tem gente bem pertinho da gente que não ataca os problemas essenciais e leva bomba no ensino médio”.
O prefeito se referia aos números divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, dia 3, que mostraram que o Amazonas recuou em 6% no desenvolvimento do ensino médio. Assim o estado, que estava entre os dez melhores do país em 2015, caiu para a 16ª posição.
Manaus, no entanto, tomou um caminho diferente no Ideb. Tanto nos anos finais quanto dos anos iniciais do ensino fundamental aumenta gradativamente.
Nos anos iniciais, subiu de 5,4, em 2015, para 5,8, em 2017 – a meta era 5,2. Assim, ocupa o nono lugar entre as capitais brasileiras.
Já nos anos finais, no mesmo período, passou de 4,3 para 4,7, superando a meta de 4,1. Como nos anos iniciais, Manaus também ocupa o nono lugar entre as capitais brasileiras.
Arthur demonstrou preocupação com os resultados apresentados pelo estado em contraste com a capital e tornou a cutucar o governador.
“[O Ideb] aqui no estado caiu. E a solução não estar em inventar uma frente para asfaltar os alunos. Não precisa asfaltar ninguém. Tem que tratar com respeito, com dedicação. Eu tenho um pouco de medo. Quem está na nona [série] vai para o ensino médio. E aí? Como é que vai chegar na faculdade se não houver uma reviravolta no ensino médio. Isso é um alerta para o governo do estado, um alerta muito sério para quem governa o Amazonas. Nós estamos fazendo a nossa parte”, pontuou o prefeito.
Foto: BNC AMAZONAS