Avante e Patriotas rompem com David e buscam Omar e Amazonino

Neuton Correa

Publicado em: 31/07/2018 às 23:34 | Atualizado em: 31/07/2018 às 23:34

O Avante e o Patriotas, que orbitavam em torno da pré-candidatura a governador do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado David Almeida (PSB), acabam de romper a aliança com o parlamentar.

Eles tomaram a decisão durante o dia, mas formalizaram o rompimento agora à noite, informou o presidente do Avante, David Lima da Silva, o David dos Feirantes (Na foto, com David, ao fundo).

As duas legendas já apontaram o rumo que tomarão: o candidato à reeleição a governador, Amazonino Mendes (PDT), ou o senador Omar Aziz (PSD), os quais procuraram durante o dia.

David dos Feirantes garante que até às 15h desta quarta-feira, dia 1º., decidirão a questão.

O dirigente do Avante disse que as duas siglas tomaram a decisão porque o socialista não cumpriu com acordos de ajudá-los a formar uma chapa forte a deputado federal, prioridade para eles.

“Ele prometeu trazer alguns nomes e não trouxe e nós precisamos trabalhar para vencer a cláusula de barreira”, disse David dos Feirantes, que é pré-candidato a deputado federal.

 

Debandada

Essa é a sexta baixa significativa no arco de aliança de David.

A debandada começou ainda em março, quando a ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP), que foi apoiada por David Almeida em 2017, na eleição suplementar ao governo do Estado, fechou com Amazonino Mendes.

Ainda nesse período da abertura da janela do troca-troca de partidos, David perdeu o PSL, legenda que buscou em Brasília juntamente com seu aliado Platiny Soares, que, por sua vez, tomou uma pernada histórica de Bolsonaro, seu ex-ídolo político.

Agora, na temporada das convenções, David perdeu a Rede Sustentabilidade, que fechou com Wilson Limas (PSC), e o PRTB, que se distanciou do PSB e foi para as bandas do PSC.

 

PT e PCdoB é o que resta

David Almeida ainda tem dois partidos que podem salvar sua candidatura a governador: PT e o PCdoB, que o querem na cabeça de chapa para puxar votos para seus candidatos proporcionais e ajudar a candidatura à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin.

Os dois partidos são os mais importantes pra eles, porque possuem tempo de TV e fundo partidário, que o socialista precisará para levar sua campanha ao interior do Estado, principalmente.

 

Fiel escudeiro

Além desses dois partidos, David Almeida ainda conta com o Podemos, do fiel escudeiro, até aqui, Abdala Fraxe, que marcha colado com David Almeida desde o ano passado.

 

Foto: Facebook/David Lima da Silva