David diz que Wilson Lima “faz enrolation” em debate

Neuton Correa
Publicado em: 03/09/2018 às 09:23 | Atualizado em: 04/09/2018 às 07:24
Da redação
Em debate promovido pela TV e rádio Tiradentes, na manhã desta segunda-feira, dia 3, o candidato a governador pelo PSB, David Almeida (PSB), disse que seu adversário Wilson Lima (PSC, na foto) não respondeu à sua pergunta e que “fez enrolation”.
>>> Omar chama Amazonino de fugitivo
David havia perguntado sobre a polêmica convalidação de incentivos fiscais estabelecida no país pela Lei Complementar 160/2017.
“Candidato, é obrigação do governador conhecer a legislação dos incentivos fiscais. Nós estamos vivendo um momento difícil de perseguição à Zona Franca de Manaus, o que o Wilson Lima poderia fazer com relação à Lei Complementar 160 aprovada no ano passado?”
Em sua resposta, Wilson disse:
“Eu tenho me debruçado muito sobre a questão da ZFM, sobre os incentivos, sobre a importância que esse modelo tem para o nosso estado. Eu tenho visto com muita preocupação todas as vezes que o governo federal toma uma medida, dá uma canetada, lá em Brasília, e aqui em Manaus a gente sente um tsunami com a grande quantidade de desempregos que nós corremos a possibilidade de perder. Nos últimos cinco anos, nós perdemos mais de 30 mil postos de trabalho e ao longo desses anos, quem passou pelo poder, teve oportunidade de fazer e se acomodou e deitou em berço esplêndido e não soube desenvolver alternativas para administrar essa crise no estado tão rico como o nosso, com a possibilidade de criação de um polo naval forte, exploração mineral respeitando a legislação ambiental com a possibilidade da exploração da piscicultura, com potencial enorme que nós temos, potencial para o desenvolvimento da biodiversidade e por aí vai. Enquanto governador, vou reunir os governadores do Norte do Brasil para proteger a nossa região, unir os deputados federais, senadores, para proteger isso daqui, para proteger o que é nosso. Vou à ONU, vou onde tiver que ir para defender os interesses da Amazônia. Porque é injusto que nós estejamos num região tão rica e o cidadão continue sofrendo tanto. E a gente continua mendigando uma oportunidade de trabalho. O que a gente tem percebido é que os números têm aumentado, e aumentado de forma negativa. E nós só somos destaque nacional quando acontece um massacre no presídio onde 60 detentos foram executados, quando pessoas estão envolvidas em grandes corrupções. Ontem, inclusive, nós fomos destaque nacional por conta da BR-319 onde as pessoas não conseguem transitar. Nós precisamos corrigir essas desigualdades. Nós precisamos mudar a forma de governar. Precisamos fazer política de forma diferente, protegendo a ZFM e investindo em outras matrizes econômicas do estado do Amazonas, que é um estado riquíssimo. E vou fazer isso porque eu tenho liberdade para fazer. Não tenho compromisso com grupo econômico. A nossa união é uma união com o povo, com o cidadão. Nós somos o novo que vem do povo. Por isso que estou aqui, para pedir que você vote no 20, vote na renovação, vote na mudança”.
Em sua réplica, David disse:
“Eu fiz pergunta ao candidato sobre a Lei Complementar Nº 160, de 2017, que trata da convalidação dos incentivos fiscais, que acaba com a guerra fiscal. O candidato, simplesmente, no amazonês, ele fez o enrolation, foi para outro lado. Essa lei complementar é fundamental para que o Estado do Amazonas, que foi um dos estados que convalidou essa lei e através da decisão do atual governador o polo de concentrados foi atacado em função de uma desastrosa decisão do governador Amazonino em votar contra essa lei e ajuizar uma ação com advogado de fora do Amazonas, tornando o Estado do Amazonas o estado patinho feio no Confaz. Portanto, nós devemos trabalhar para que possamos solidificar e trabalhar a manutenção dos incentivos fiscais no Polo Industrial de Manaus”.
Foto: Reprodução/TV Tiradentes