Haddad assina compromisso para combater a mortalidade infantil

Publicado em: 26/09/2018 às 18:17 | Atualizado em: 26/09/2018 às 18:17
O candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, assinou, nesta quarta-feira (26), um termo de compromisso com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e combate à mortalidade infantil.
Haddad participou de reunião com representantes do Unicef em São Paulo.
Segundo o candidato, de acordo com publicação no G1, o Bolsa Família vai ajudar a diminuir a mortalidade infantil no país.
“O que eu vejo de mais grave em relação ao Bolsa Família é que, primeiro, os cortes estão sendo feitos sem critérios, nós tínhamos uma política de condicionalidade que era muito eficaz. Primeiro, um controle muito rigoroso da condicionalidade, a frequência escolar e a vacinação. Hoje o controle da vacinação do Bolsa Família é muito precário, por isso, que a cobertura da vacinação tá caindo e a mortalidade infantil associada a falta de vacina tá aumentando”, afirmou.
Números contraditórios
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, caiu o número de famílias que recebem rendimentos do programa Bolsa Família.
Ao todo, 9,5 milhões de domicílios receberam o benefício social em 2017, 326 mil a menos do que no ano anterior.
O Ministério de Desenvolvimento Social divulgou números diferentes.
Segundo o ministério, o número total de famílias beneficiadas pelo programa subiu de 13,5 milhões em 2016 para 13,8 milhões em 2017.
O candidato do PT criticou a falta de controle do programa e os cortes de benefícios
De acordo com o Unicef, o Brasil possui 2,8 milhões de crianças fora das salas e aula.
Além disso, o nível de violência é grande já que 31 adolescentes são mortos por dia no país.
Foto: Joka Madruga/Agência PT