PT desiste de Lula e anuncia chapa Haddad e Manuela nesta terça

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 10/09/2018 às 17:57 | Atualizado em: 10/09/2018 às 18:17
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciará, enfim, nesta terça-feira (11), a chapa oficial dos candidatos a Presidência da República Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, do PCdoB. As informações são de Cristiana Lôbo, do G1.
Trata-se do prazo final determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a substituição do nome de Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Este é o desfecho esperado depois de um embate da defesa de Lula com a Justiça, que negou o registro da candidatura do ex-presidente com base na Lei da Ficha Limpa.
O lançamento da chapa poderia acontecer nesta segunda, mas advogados do ex-presidente o convenceram a insistir na estratégia.
O argumento de advogados era o de que o ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF) concederia liminar atendendo ao pedido de suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até outra decisão do Supremo, para que ele pudesse fazer campanha até o dia 17 – data limite para a substituição de candidatura.
O PCdoB já foi orientado a homologar a candidatura de Manuela D’Ávila para que a chapa Haddad-Manuela seja oficializada nesta terça.
De sua parte, o PT marcou uma reunião da Executiva Nacional do partido, prevista para ser realizada às 11h desta terça, e, depois dela, o partido lançará a chapa.
A propaganda eleitoral do PT, nesta terça, já deve trazer a nova composição da chapa, com Haddad e Manuela D’Ávila.
Foto: Ricardo Stuckert. 7.ago.2018/Reprodução/Poder360