TRE suspende pesquisa da Action por ausência de discos

Israel Conte

Publicado em: 27/09/2018 às 19:42 | Atualizado em: 27/09/2018 às 19:48

A ausência de cartões discos com o rosto ou nome dos candidatos foi a principal irregularidade identificada pelo juiz auxiliar do TRE-AM, Victor Liuzzi, para suspender a divulgação da pesquisa da empresa Action programada para esta sexta-feira, dia 28.

O levantamento traria números para o Governo do Estado e Senado Federal.

A impugnação partiu da coligação “Renova Amazonas” , de David Almeida (PSB). A defesa do candidato argumentou que, além da não disponibilização dos cartões discos, a estratificação quanto ao grau de instrução e nível econômico dos entrevistados também estava equivocada.

Em consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz Victor Liuzzi constatou que “a pesquisa cadastrada sob o número AM-08614/2018 está em desacordo com o que dispõe o art. 2º, da Resolução TSE nº 23.549/2017, destacando-se, como principal irregularidade a ausência de arquivo contendo os discos utilizados na pesquisa”.

Leia a decisão na íntegra. 

O pesquisador e proprietário da Action, Afrânio Soares, disse ao BNC que cumprirá a ordem judicial e informou que seu departamento jurídico já está trabalhando no recurso para reverter a decisão.

Leia mais 

Duas pesquisas, quase prontas, agitam as eleições no Amazonas