TRE suspende pesquisas suspeitas de manipulação de dados

Em Manaus, TRE define juiz responsável pelas Eleições municipais de 2024

Publicado em: 29/08/2018 às 19:16 | Atualizado em: 29/08/2018 às 19:20

Da Redação

 

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de duas pesquisas sobre as quais pesam suspeitas de manipulação de coleta e análise dados.

Um dos estudos seria publicado nesta terça-feira, dia 29, pela empresa Eric Lima Barbosa ME (Pontual Pesquisas).

A representação contra a divulgação foi feita pela coligação “Amazonas com Segurança”, que tem como candidato ao governo, o senador Omar Aziz (PSD).

Entre as irregularidades apresentadas no processo estão ausência do plano amostral completo, ausência de indicação de fonte pública dos dados e perguntas referentes a temas estranhos ao pleito eleitoral.

A decisão para suspender a divulgação da pesquisa foi deferida pelo juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas  (TRE-AM), Victor Liuzzi Gomes.

Mais irregularidades

A coligação “Renova Amazonas”, do candidato David Almeida (PSB), impugnou a pesquisa eleitoral que seria divulgada no sábado, dia 1º, pela empresa Aldous J R Santana (Intake Pesquisa de Mercado).

No processo, “a coligação sustenta que o requerimento de registro está eivado de irregularidades, destacando as que seguem: (a) ausência de ponderação quanto ao nível econômico e escolaridade dos respondentes, (b) ausência de estratificação quanto ao nível econômico, (c) não disponibilização dos discos, (d) erro quanto os cargos analisados.”

A liminar para determinar ao representado a suspensão da divulgação da pesquisa foi assinada pelo juiz auxiliar do TRE-AM, Bartolomeu Ferreira de Azevedo.

 

Foto: BNC AMAZONAS