Amazonino tem maior rejeição das eleições na pesquisa DMP/Tiradentes
Candidato do Podemos, Amazonino está caindo nas intenções de voto enquanto aumenta rejeição ao seu nome para prefeito de Manaus

Neuton Correa
Publicado em: 23/10/2020 às 10:28 | Atualizado em: 23/10/2020 às 10:59
Estacionado na casa dos 30% nas pesquisas até aqui a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes tem barreira para crescer. Esse obstáculo ao candidato do Podemos é a forte rejeição do eleitor manauense ao seu nome, conforme os estudos divulgados.
Na pesquisa DMP/Tiradentes divulgada hoje, por exemplo, o ex-governador lidera a aversão entre os 11 candidatos.
Conforme o estudo, 20% de uma mostra de 1.001 eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum.
Em outra pesquisa, da Perspectiva, divulgada na quarta (21), a repulsa ao nome de Amazonino é maior ainda: 30%.
Leia mais
DMP mostra Amazonino em queda e David e Nicolau brigando pelo 2º turno
Uma semana após ofender Ibope, pesquisador reconhece disparo de Nicolau
O não aos antigos
Do mesmo grupo, de velhos caciques da política local, o segundo mais rejeitado é o candidato do PL. O ex-prefeito Alfredo Nascimento aparece tão rejeitado quanto o antigo chefe, com 18%.
A terceira posição nesse ranking ficou para o candidato do PT, José Ricardo, com 9% de rejeição. E isso mesmo sem nunca ter exercido cargo no poder Executivo no Amazonas. Portanto, nunca testado na administração pública majoritária. Talvez o alto índice dessa antipatia seja mais por conta do envolvimento de petistas em recentes fatos decorrentes dos governos do partido.
David Almeida, que já foi testado no comando dos poderes Executivo e Legislativo, está tecnicamente empatado com o petista. De acordo com a DMP/Tiradentes, 8% dos eleitores revelaram que não o querem prefeito. Ele é o segundo colocado nas intenções de voto, posição que agora divide com Ricardo Nicolau.
Candidato do PSD, Nicolau, que já foi experimentado na gestão pública, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), foi bem avaliado. Além de ser o que mais cresce na preferência do eleitor, brigando com Almeida pelo direito de ir ao segundo turno, tem das mais baixas rejeições das eleições: 4%.
“É muito difícil um político que tenha 20 anos de vida pública e tenha uma das menores rejeições, como é o nosso caso. Fico feliz que as pessoas tenham conhecido e gostado dos nossos projetos. Manaus tem mostrado que quer mudanças de verdade. Isso significa mudar a gestão, a atitude e a forma de governar”, afirmou Nicolau.
Foto: BNC Amazonas (arquivo)