Ataque de José Ricardo, cutucada em Amazonino e o no-show de Menezes
Saiba como foi o primeiro dia da propaganda eleitoral no rádio e na TV dos candidatos a prefeito de Manaus

Israel Conte, da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/10/2020 às 11:00 | Atualizado em: 09/10/2020 às 11:20
O primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começou quente nesta sexta-feira, dia 9.
Ataque ao prefeito Arthur Neto (PSDB), cutucada em Amazonino Mendes (Podemos) e até candidato que não exibiu programa foram alguns dos fatos registrados.
Quem abriu a propaganda eleitoral no rádio, às 6h – a primeira transmissão na TV é às 12h – foi a coligação “Trabalho Bom Merece Continuar” (PL/PSDB), de Alfredo Nascimento (PL).
Apresentado pela vice na chapa, Conceição Sampaio (PSDB), o programa contou com a participação do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB).
Em sua fala, Arthur disse: “quando cheguei à prefeitura encontrei as finanças off, totalmente destruídas. E agora, a prefeitura está on”.
A declaração é uma clara cutucada a Amazonino Mendes, seu antecessor na prefeitura, e que tem como slogan nesta campanha “o pai tá on”.
Alfredo é o candidato apoiado por Arthur: “para evitar que essa turma que quebrou a prefeitura volte, decidi apoiar o Alfredo, que já foi três vezes prefeito de Manaus. E suas contas sempre estiveram em dia”.
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“Não tem prefeito”
O candidato José Ricardo, da coligação “Manaus Pela Vida, Pelos Pobres” (PT / PSOL), partiu para o ataque a gestão de Arthur Neto.
“Falta água, falta ônibus, falta escola, falta creche, falta prefeito”, diz o locutor do programa.
Em seguida, entra José Ricardo dizendo que está preparado para ser prefeito e “recuperar a economia da cidade e cuidar de quem mais precisa”.
Gestão
Com o maior tempo de propaganda eleitoral, 2 minutos e 44 segundos, Ricardo Nicolau (PSD), da coligação “Pra Voltar a Acreditar” (PSD/Progressistas / PDT/ PSB / Solidariedade), falou de seu currículo como parlamentar de cinco mandatos, seu cargo de direção e os prêmios ganhos pelo Grupo Samel, além de sua gestão à frente do Hospital de Campanha no pico da pandemia da Covid-19 em Manaus.
“Me licenciei da ALE-AM e como diretor da Samel montamos um hospital em apenas quatro dias e ajudamos a salvar muitas vidas”, disse.
Polarização
No programa da coligação “Juntos Podemos Mais” (MDB/ PSL/ Podemos/ Cidadania), o candidato Amazonino Mendes (Podemos) começou dizendo que “desde o final dos anos 1990 vivemos sob o fenômeno da polarização entre velha política e nova política, entre esquerda e direita. Por isso, político é sinônimo de mentiroso, enganador, vendedor de ilusões”.
Após incluir falas que de pessoas que concordavam com a afirmação, Amazonino voltou pra dizer que esta eleição será diferente.
“Esta eleição será entre competência e incompetência, entre experiência e inexperiência, entre quem entrega e quem não entrega”, disse, para em seguida mostrar programas e obras inauguradas.
Currículo
O candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos), da coligação Aliança por Manaus (Republicanos/PTB/ PMN), destacou o seu currículo de professor, sargento da Aeronáutica, oficial da Polícia Militar, além do fato de ser vice-líder do governo Bolsonaro.
“Conheço muito bem a nossa cidade. Quero te convidar a fazer uma aliança com o povo e com o governo Bolsonaro”, disse.
4 anos em 4 meses
David Almeida, da coligação Avante Manaus (Avante, DEM, PV, Pros, PRTB, PTC e PMB), lembrou o tempo que foi governador interino por cerca de quatro meses, em 2017.
E afirmou que, com o vice, Marcos Rotta (DEM), vai “trabalhar dia e noite” para ouvir a população e apresentar soluções.
“Fui deputado e como governador interino fiz em quatro meses o que muitos não fizeram em quatro anos. Quero ser prefeito para todas as zonas da cidade, inclusive a zona rural”, disse.
Não compareceu (no-show)
Dos nove candidatos a prefeito de Manaus que tem partidos com representatividade no Congresso Nacional, portanto com direito a propaganda eleitoral na TV e no rádio, apenas Coronel Menezes (Patriota) não exibiu seu programa.
O BNC Amazonas procurou a assessoria de imprensa do candidato que enviou a seguinte nota:
“Foi estratégia de campanha. Os programas estão prontos e entregues, mas, nós decidimos primeiro conhecer o posicionamento dos demais candidatos, saber a linha que cada um iria adotar.”
Ouça o áudio da propaganda completa cedido como cortesia pela empresa Central Clipping.