José Ricardo propõe política de cooperação para área de segurança

O candidato do PT pretende implantar o Plano Municipal de Segurança Pública Cidadã para Manaus através da cooperação pública entre União, Estado e Município

Ferreira Gabriel

Publicado em: 03/11/2020 às 16:49 | Atualizado em: 03/11/2020 às 16:49

Candidato do PT à prefeitura de Manaus, José Ricardo propõe política de cooperação pública entre Governo Federal, Estadual e Municipal, com pontos de apoio à polícia dentro das estruturas municipais, na área da segurança pública.

Ele pretende implantar o Plano Municipal de Segurança Pública Cidadã para Manaus. Este, portanto, visa a valorização e ampliação da guarda municipal, para estar sempre presente nas escolas, terminais e até UBSs; além da vigilância eletrônica e revitalização de praças e áreas degradadas.

“A prefeitura precisa fazer sua parte e Manaus terá uma segurança cidadã. Mesmo que a Prefeitura não tenha essa obrigação, porque é de responsabilidade do Estado, mas podemos ajudar. Para isso, estamos propondo uma política de cooperação entre os três entes públicos. Entendemos que a guarda municipal pode ter uma função mais ampla, contribuindo com a segurança das pessoas, mas precisa estar em sintonia com a polícia, que pode estar mais presentes nos órgãos municipais, por exemplo, para poder enfrentar os crimes”, explicou o petista.

Conforme José Ricardo, em sua gestão, a guarda municipal será valorizada, com novo concurso, modernizada, equipada.

Além disso, de acordo com ele, estará mais preparada para atuar junto às escolas, nas praças, nos terminais de ônibus e até em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contribuindo e orientando, coibindo abusos, vandalismo, sendo um instrumento importante para ajudar na segurança pública.

“Para isso, não necessariamente precisa estar armada, se tiver atuação mais próxima com a polícia, de modo que possa acioná-la sempre que precisar”.

Leia mais

Coronel Menezes é um dos candidatos que o apoio de Bolsonaro não ajuda

Central de Monitoramento

Ainda como parte da Segurança Cidadã, também estão previstos: criação de uma Central de Monitoramento dos bairros. Esta, portanto, contará com instalação de câmeras de vigilância em locais que apresentam maiores índices de vulnerabilidade. Além disso, haverá vigilância eletrônica na área central e em pontos turísticos. Segundo a proposta de José Ricardo, também será feita revitalização da iluminação pública na cidade, prevenindo crimes.

Foto: Divulgação