Progressistas anunciam candidatos majoritários em todo interior do AM
Dirigentes e filiados progressistas manifestaram suas preocupações com a PEC nº 18/2020, que trata do adiamento das eleições previstas para outubro

Publicado em: 22/06/2020 às 17:50 | Atualizado em: 22/06/2020 às 18:00
O partido Progressistas (ex-PP) prosseguiu, nesta segunda (22), a série de videoconferências entre seus pré-candidatos às eleições deste ano.
Depois do evento de sexta-feira (19), quando reuniu os postulantes à Câmara Municipal de Manaus, o partido focou nos presidentes dos diretórios municipais.
Dessa forma, filiados da legenda que participarão da batalha de votos deste ano em 20 municípios situados nas calhas do Médio e Alto Solimões, e no Japurá.
O presidente estadual da sigla, deputado Átila Lins, e o secretário-geral, deputado Belarmino Lins, informaram o quadro de expectativa em torno da Proposta de Emenda à Constituição nº 18/2020.
A PEC trata do adiamento das eleições previstas para outubro. No entanto, se a proposta passar, ainda terá que ser submetida ao crivo da Câmara.
Em caso de aprovação, vai alterar os prazos pertinentes ao processo pré-convencional.
Do mesmo modo, modificando as datas limites para a inauguração e assinatura de convênios por parte de gestores.
“Os prazos para a realização das convenções e para o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV também serão alterados se as eleições foram adiadas para o final do ano”, disse Átila.
Dirigentes e filiados progressistas manifestaram suas preocupações com a indefinição.
Participaram do evento dirigentes do PP nos seguintes municípios: Iranduba, Manacapuru, Anori, Anamã, Codajás, Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa e Jutaí.
Além de Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.
De acordo com o novo presidente municipal do Progressistas em Manaus, George Lins, o partido tem força, e ele está pronto para colaborar com as bases progressistas na capital e no interior.
“Eu sou um entusiasta da política e, evidentemente, tenho interesse em aprofundar laços com o interior”, declarou.
Candidatos próprios
Conforme os dirigentes , Átila, Belarmino e George Lins, o PP terá candidatos próprios às prefeituras em vários municípios.
“Antes de julho de 2019, o PP só tinha 3 prefeitos, agora conta com 13, perdendo apenas para o MDB, que tem 21, entre os partidos que mais possuem gestores no interior, e então vamos eleger mais, vamos ser mais fortes”, comentou Átila.
Segundo o secretário-geral Belarmino Lins, o PP concorrerá com candidatos próprios em municípios como Tabatinga (Carlos Donizetti); Coari, com Adail Filho, que disputará a reeleição; Codajás (Antônio Ferreira); São Paulo de Olivença (Paulo Mafra, reeleição); Tonantins (Lázaro Curica, reeleição); e Atalaia do Norte (Rosário Galate), dentre outros.
“Onde não houver lideranças progressistas encabeçando chapas, o nosso partido participará com o cargo de vice”, assegurou Belarmino.
Leia mais
Progressistas condenam fake news sobre CPI da Saúde
Foto: Reprodução