PT busca vice negra e da periferia para disputar prefeitura paulistana
O PT acredita que a escolha de uma vice negra e da periferia é a aposta para inflar a candidatura na capital.

Publicado em: 26/08/2020 às 06:00 | Atualizado em: 26/08/2020 às 01:35
O PT (Partido dos Trabalhadores) articula nas bases a busca por uma negra da periferia para ser vice de Jilmar Tatto. Os dois seriam os candidatos do partido à Prefeitura de São Paulo.
Em meio a essa busca nas bases, o PT procura também fortalecer a candidatura de Tatto (foto), que é ex-deputado federal.
Nessa saga, os petistas querem recuperar o apoio perdido de figuras históricas que apoiam Guilherme Boulos (Psol). Boulos, ex-aliado do PT, é agora adversário.
A escolha de uma vice negra e da periferia é a aposta do partido para inflar a candidatura na capital.
De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas o petista aparece com 2,3% a 2,9% das intenções de voto. A pesquisa é da semana passada.
O partido, entretanto, discute também o momento certo para o ex-presidente Lula entrar na pré-campanha de Tatto.
O presidente do PT na capital paulista, Laércio Ribeiro, afirma, contudo, que o nome da vice deve ser escolhido dentro do partido. Assim sendo, afasta-se a possibilidade de coligação com outras legendas no primeiro turno.
O PT sofreu com a “debandada” de quadros historicamente ligados à sigla. Esses históricos declararam apoio à candidatura de Boulos e da ex-prefeita petista Luiza Erundina.
O movimento inclui os cantores Caetano Veloso e Chico Buarque. Além desses, há ministros e auxiliares dos governos de Lula e Dilma. Nesse card estão o ex-ministro Celso Amorim, e o ex-porta-voz André Singer.
Leia mais na Jovem Pan
Foto: Brizza Cavalcante/Câmara dos Deputados/arquivo