Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

O autor deste artigo avalia que existe um mapa do tesouro, sĂ³ basta desviar dos piratas. Influenciar Ă© um grande ato de responsabilidade.

Influenciadores digitais, responsabilidades e os riscos do marketing

Por Gustavo Alonge*

Publicado em: 26/01/2024 Ă s 12:12 | Atualizado em: 26/01/2024 Ă s 12:12

O investimento no marketing digital jĂ¡ Ă© uma realidade para a maioria das empresas brasileiras, independentemente de seu porte. E uma das ferramentas mais utilizadas nos Ăºltimos anos para a publicidade digital de marcas e produtos Ă© a figura do influenciador ou influencer. Em geral, o influenciador Ă© uma figura pĂºblica, com milhares de seguidores e que dita tendĂªncias de determinado setor ou segmento como, por exemplo, moda, fitness, arquitetura, alimentaĂ§Ă£o, entre outros. Entretanto, em tempos de cancelamentos nas redes sociais, muitas empresas e empresĂ¡rios estĂ£o estudando todo o histĂ³rico dessa pessoa antes de investir boa parte de seus recursos em uma personalidade, pois o tiro pode sair pela culatra.

Vale destacar que os influenciadores digitais utilizam seu alcance para ajudar as marcas a contar suas histĂ³rias e divulgar seus produtos. Isso porque, nas redes sociais, milhares de usuĂ¡rios seguem esses influenciadores, principalmente, quando se trata de uma aĂ§Ă£o de compra, pois essa figura cria uma relaĂ§Ă£o de confiança com seus seguidores e se torna uma autoridade no seu ramo de atuaĂ§Ă£o. Para muito eles se tornam uma referĂªncia.

NĂºmeros recentes indicam que o mercado global do marketing de influĂªncia atingiu US$ 16 bilhões de dĂ³lares em 2022, um aumento de US$ 1,7 bilhĂ£o de dĂ³lares em relaĂ§Ă£o a 2016. Os nĂºmeros mostram que o setor continua crescendo, o que exige que as empresas estejam atentas Ă s tendĂªncias para atrair os usuĂ¡rios das redes sociais.

Contudo, por conta de recentes cases de insucesso, muitas empresas estĂ£o repensando em apostar nessa estratĂ©gia. EntĂ£o, Ă© importante o influenciador ser profissional e evitar utilizar suas redes para se envolver em questões polĂªmicas como, por exemplo, assuntos polĂ­ticos. Qualquer tipo de opiniĂ£o enviesada pode refletir diretamente nas empresas que o contrataram. E por mais que a empresa ou marca nĂ£o tenha a mesma opiniĂ£o, acaba sendo abalada por essa narrativa.

O caminho inveso tambĂ©m Ă© perigoso. O influenciador digital deve investigar bem quem Ă© a empresa ou a marca na qual ele vincularĂ¡ seu nome. Tivemos exemplos recentes de casas de apostas e jogos que eram golpes financeiros e atĂ© de empresas que eram pirĂ¢mides financeiras que contrataram uma sĂ©rie de personalidades da TV e da internet para divulgarem seus serviços. O influenciador que tem seu nome associado a essas marcas pode ver sua carreira digital naufragar. Por esse motivo, Ă© essencial que o profissional avalie com cuidado antes de assinar qualquer contrato com empresas desconhecidas do mercado, pois ele pode ser alvo de um cancelamento ou linchamento virtual, alĂ©m de queimar sua imagem.

O influenciador deve desconfiar de empresas que oferecem ofertas muito agressivas, como casas de apostas, por exemplo. Vale citar o case da Blaze, que contratou influenciadores de peso, por uma boa quantia financeira para divulgar os jogos ilegais pelas redes sociais. E virou caso de polĂ­cia. Segundo as autoridades, que solicitaram o bloqueio de 100 milhões na Justiça, alĂ©m da ilegalidade, os apostadores nĂ£o recebiam os prĂªmios. O caso ganhou repercussĂ£o internacional e os influenciadores foram expostos na mĂ­dia e estĂ£o sendo investigados pela polĂ­cia.

Por isso, o influenciador tem que tomar cuidado com o que ele divulga e pensar no longo prazo. Um grande contrato nem sempre representa uma boa parceria.

Outro caso emblemĂ¡tico quando se fala em marketing de influĂªncia foi o da contrataĂ§Ă£o do influenciador Felipe Neto pela marca Bis. Por conta das opiniões e posições polĂ­ticas do influenciador, a marca acabou sendo reverberada de forma negativa nas redes sociais. E aquela velha mĂ¡xima do “falem mal, mas falem de mim” nĂ£o funciona no mundo digital. Uma marca ou um influenciador pode ter um grande prejuĂ­zo financeiro e de imagem por uma associaĂ§Ă£o errada.

Vale ainda lembrar que nessa equaĂ§Ă£o entre marca/empresa e influenciador tem um componente muito importante que Ă© o pĂºblico, que atravĂ©s de suas curtidas e engajamento forma comunidades no mundo digital. Essas comunidades e seus pensamentos estĂ£o ditando o rumo de diversos mercados. Esse seguidor Ă© fiel e confia em tudo aquilo que seu influenciador fala ou vende atĂ© que ele seja cancelado por alguma opiniĂ£o ou ato controverso. EntĂ£o, essa falsa relaĂ§Ă£o de confiança Ă© um risco.

Atualmente, existem influenciadores digitais responsĂ¡veis e que utilizam uma cartilha Ă©tica, com a produĂ§Ă£o de conteĂºdos de qualidade. As empresas estĂ£o atrĂ¡s desses influenciadores. E as duas partes devem continuar a investir no marketing digital nos prĂ³ximos anos, apesar de todos os seus riscos. Existe um mapa do tesouro, sĂ³ basta desviar dos piratas. Influenciar Ă© um grande ato de responsabilidade.

*O autor é especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

Foto: Pablo Marçal/Instagram