Inmetro atualiza tabela com 778 modelos de carros e inclusão de três novas marcas

Atualização do PBE Veicular 2025 reforça a transparência e amplia as opções de escolha para o consumidor brasileiro

Publicado em: 01/08/2025 às 09:31 | Atualizado em: 01/08/2025 às 10:55

Já está disponível a nova versão da Tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), referente ao ano de 2025. A tabela, com a atualização, saiu no último dia 30 de julho e traz como principal destaque três novas marcas no mercado brasileiro.

Dessa forma, as marcas que passam a integrar a tabela do PBE Veicular 2025 são: Foton, com o modelo híbrido Tunland 2.0-16V (foto), Geely/Renault, com modelos elétricos EX5 Max e EX5 Pro. A britânica MG (Morris Garages) trouxe o Saic, com os elétricos MG4, S5 e Cyberster.

Assim, de acordo com o presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Márcio André Brito, as novas marcas ampliam as opções para o consumidor e contribui para a competitividade no setor automotivo.

Além das novas marcas, a tabela contempla lançamentos e atualizações de modelos para os anos-modelo 2025 e 2026, de diferentes fabricantes, abrangendo veículos híbridos, elétricos, plug-in e a combustão.

Consulte a tabela, na íntegra, no link a seguir: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular.

O Geely EX5, da Renault, é um dos três novos modelos incluídos na tabela PBEV 2025, de etiquetagem veicular.

Mercado nacional

Com essa atualização, o PBEV passa a ter 38 marcas e um total de 778 modelos/versões de veículos disponíveis no mercado nacional.

“A nova tabela traz informações sobre o desempenho energético dos veículos, como o consumo de combustível (etanol, gasolina e diesel), emissões de CO₂ e, no caso dos modelos elétricos, dados específicos de eficiência e autonomia”, explica o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Ainda de acordo com Brito, a etiqueta auxilia no processo de escolha do consumidor, com informações claras e acessíveis. Do mesmo modo, os veículos, com classificação por letras, de A a E, indicam os mais eficientes dentro de suas respectivas categorias.

Etiquetagem veicular

Desde 2008, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) avalia o desempenho energético de veículos comercializados no Brasil.

A etiqueta veicular, que fica em local visível nos automóveis novos à venda, fornece ao consumidor dados objetivos para apoiar decisões de compra mais conscientes.

Sob a coordenação do Inmetro, o programa tem parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“O PBEV contribui para a eficiência energética nacional, reduz o consumo energético e apoia políticas públicas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Desse modo, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a transparência das informações e o direito de escolha do consumidor brasileiro”, diz o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Os veículos são classificados por letras, de A a E, indicando os mais eficientes dentro de suas respectivas categorias.

Fotos: divulgação