Jurados: o calcanhar de Aquiles do Festival

ร‰ possรญvel dizer que, diante dessa fragilidade, o Festival de Parintins se assemelha a um gigante com os pรฉs de barro

Jurados: o calcanhar de Aquiles do Festival

Neuton Correa, Aldenor Ferreira*

Publicado em: 28/06/2025 ร s 00:01 | Atualizado em: 28/06/2025 ร s 00:11

Neste sรกbado, na arena do bumbรณdromo, ocorrerรก a segunda noite do 58ยบ Festival Folclรณrico de Parintins. Um espetรกculo grandioso que encanta o paรญs com cores, brilhos, sons e performances carregadas de paixรตes e emoรงรตes. ร‰ inegรกvel: trata-se de um dos maiores eventos culturais do Brasil e do mundo.

No entanto, por trรกs da beleza cรชnica da arena e da potรชncia criativa apresentada pelos bois Garantido e Caprichoso, persistem, ao longo de mais de meio sรฉculo de festival, problemas que depรตem contra a grandeza do evento. 

Hรก outras fragilidades, mas neste texto destaco apenas uma delas, que considero o โ€œcalcanhar de Aquilesโ€ da grande festa: o processo de escolha dos jurados. Nesse contexto, รฉ possรญvel dizer que, diante dessa fragilidade, o Festival de Parintins se assemelha a um gigante com os pรฉs de barro. 

Divulgaรงรฃo nacional do Edital

A Prefeitura de Parintins constitui uma Comissรฃo de Escolha de Jurados e publica o edital de credenciamento, como determina a lei, no Diรกrio Oficial do Municรญpio. Ponto positivo. A intenรงรฃo รฉ montar um banco de nomes, a partir do qual serรฃo escolhidos os jurados das trรชs noites do festival.ย 

Contudo, nรฃo se pode parar por aรญ. ร‰ fundamental a ampla divulgaรงรฃo oficial do edital, por todos os meios disponรญveis, inclusive em veรญculos de imprensa de grande circulaรงรฃo nacional. Afinal, poucas pessoas โ€“ para nรฃo dizer nenhuma โ€“, acompanham rotineiramente os diรกrios oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Sem ampla divulgaรงรฃo nacional, como esperar que cidadรฃos interessados de outras partes do paรญs conheรงam o edital por conta prรณpria?

Outro ponto frรกgil: o edital nรฃo apresenta uma mรฉtrica ou metodologia โ€“ quantitativa e/ou qualitativa โ€“ para ranquear os candidatos inscritos. O que hรก sรฃo os requisitos de participaรงรฃo, os critรฉrios de habilitaรงรฃo e o perfil desejado dos candidatos. Isso, porรฉm, รฉ insuficiente. ร‰ necessรกrio que, apรณs as inscriรงรตes, os candidatos sejam avaliados e classificados com base em notas objetivas. Somente a partir de um ranqueamento (que deveria ser publicizado) seria adequado realizar o sorteio final.     

Que mรฉtrica foi utilizada?

Em outras palavras, os critรฉrios de pontuaรงรฃo para atribuiรงรฃo de notas aos candidatos deveriam constar no edital de forma clara. Por exemplo: a) livro publicado na รกrea โ€“ X pontos; b) artigo cientรญfico em revista indexada โ€“ X pontos; c) mรบsicas, vรญdeos, esculturas, desenhos, apresentaรงรตes teatrais e outras produรงรตes culturais โ€“ X pontos. 

Com base nesses ou em outros critรฉrios, formar-se-ia um ranking. Nesse caso, os melhores ranqueados entrariam, entรฃo, no grupo elegรญvel ao sorteio final dos dez jurados. No entanto, esses critรฉrios nรฃo estรฃo presentes no edital de 2025 โ€“ ao menos, nรฃo os encontrei. 

Certamente, alguma mรฉtrica foi utilizada para se chegar aos dez nomes, mas como nรฃo hรก nenhuma descriรงรฃo no edital, eu pergunto: entre centenas de inscriรงรตes recebidas, qual foi o critรฉrio para a escolha dos dez nomes finais? Que medida foi utilizada para ranqueรก-los? Que metodologia foi adotada para avaliรก-los e legitimรก-los como jurados da maior festa folclรณrica do Brasil? 

O edital รฉ a lei do concurso 

O edital funciona como a lei de qualquer concurso pรบblico. Ou seja, tudo deve seguir rigorosamente o que estรก ali estabelecido. Qualquer alteraรงรฃo precisa ser formalmente registrada por meio de uma retificaรงรฃo e amplamente divulgada para garantir a transparรชncia. 

No caso da seleรงรฃo de jurados para o Festival de Parintins โ€“ que รฉ um processo pรบblico โ€“, a ausรชncia de critรฉrios objetivos, claros e acessรญveis a todos cria um ambiente propรญcio a especulaรงรตes, desconfianรงas e boatos. 

Essa falta de transparรชncia compromete diretamente a credibilidade do festival. Todas as etapas do processo de escolha dos jurados deveriam ser pรบblicas e auditรกveis. Aliรกs, o sorteio dos dez nomes finalistas para compor a banca julgadora deveria ser transmitido ao vivo, por canais como: TV aberta, YouTube ou pelas redes sociais. 

Nesse caso, para garantir o sigilo dos nomes e, ao mesmo tempo, assegurar a transparรชncia, o sorteio poderia ser realizado com a identificaรงรฃo parcial dos jurados, utilizando apenas os trรชs primeiros nรบmeros e os dois dรญgitos finais do CPF โ€“ prรกtica comum em concursos pรบblicos de diversas universidades brasileiras. 

Com isso, os nomes estariam publicamente registrados de forma controlada, dispensando qualquer necessidade de vazamento, como o que ocorreu nas vรฉsperas do Festival, conforme noticiado pela imprensa local. 

Consideraรงรตes finais 

Nรฃo hรก dรบvida de que o processo conduzido pela Prefeitura de Parintins รฉ marcado por seriedade e isenรงรฃo. Contudo, como diz a frase atribuรญda a Jรบlio Cรฉsar: โ€œร  mulher de Cรฉsarnรฃo basta ser honesta, deve parecer honestaโ€. Ou seja, a aparรชncia de integridade รฉ tรฃo importante quanto a integridade em si. Alรฉm disso, tudo que envolve a gestรฃo pรบblica deve seguir princรญpios constitucionais como publicidade, transparรชncia e isonomia.

Em um festival que movimenta milhรตes de reais e mobiliza o esforรงo coletivo de centenas de artistas e profissionais, nรฃo pode haver qualquer margem para suspeiรงรฃo. Isso nรฃo condiz com a grandeza do evento. ร‰ preciso melhorar o processo de escolha dos jurados, amadurecer sua gestรฃo e garantir que a beleza das apresentaรงรตes nรฃo oculte as fragilidades dos bastidores.

*Sociรณlogo