Mills e os algoritmos
Quem visualizarรก e lerรก seu texto? Depende de como ele serรก produzido e de como o algoritmo do Google farรก a anรกlise dos fatores internos e externos do SEO

Neuton Correa
Publicado em: 22/05/2021 ร s 08:27 | Atualizado em: 24/09/2021 ร s 17:51
Por Aldenor Ferreira*
O que faz um autor se tornar um clรกssico? Certamente รฉ a originalidade, a permanรชncia de sua obra atravรฉs do tempo, o que รฉ o caso do sociรณlogo estadunidense Charles Write Mills (1916-1962).
Outro ponto importante para essa definiรงรฃo รฉ a capacidade de anรกlise de questรตes que estรฃo para alรฉm de seu momento histรณrico e, tambรฉm, a competรชncia para dialogar com pรบblicos de tempos e contextos diferentes.
A sociedade muda, mas a obra permanece, e o texto do autor, mesmo depois de sua morte, continua fazendo sentido aos novos leitores.
Nesse sentido, o livro A imaginaรงรฃo sociolรณgica, de Charles Write Mills, publicado pela primeira vez em 1959, รฉ um clรกssico, pois continua dialogando com as novas geraรงรตes e inspirando a anรกlise de novos temas.
Uma questรฃo atual presente nessa obra, faz referรชncia ร necessidade de uma escrita inteligรญvel para a compreensรฃo dos temas abordados, sejam eles complexos ou nรฃo.
Nesse texto, hรก indicaรงรตes claras de como deveria ser a produรงรฃo intelectual e a comunicaรงรฃo cientรญfica, afinal, como o prรณprio autor diz, โescrever รฉ pretender atenรงรฃo dos leitoresโ.
Mills critica duramente a forma de escrita do โhomem acadรชmicoโ que, com o pretexto de buscar um rigor e uma erudiรงรฃo, acaba, muitas vezes, tornando incompreensรญveis determinados temas. โEscrever รฉ pretender ser lido, mas por quem?โ, questiona o sociรณlogo.
Como bons artesรฃos intelectuais, os cientistas sociais e os demais escritores deveriam โtornar mais objetivo o pensamento, qualquer que seja, devendo trabalhar no contexto da apresentaรงรฃo, ou melhor, pensar claramenteโ. Afinal, โa linha entre a profundidade e a verborragia รฉ, com frequรชncia, delicada, perigosa mesmoโ, nas palavras dele.
Atualmente, com o mercado editorial inundado por toda sorte de publicaรงรตes, facilitadas pelo advento da internet e dos editores de texto, o desafio de ser lido รฉ imenso, evidenciando a atualidade dos postulados desse autor clรกssico.
Assim, nessa disputa, uma questรฃo importante deve ser levada em conta: quem visualizarรก e lerรก seu texto? A resposta รฉ: depende.
Depende de como ele serรก produzido e de como o algoritmo do Google farรก a anรกlise dos fatores internos e externos do Search Engine Optimization (SEO). O SEO รฉ um conjunto de estratรฉgias e tรฉcnicas cuja finalidade รฉ posicionar melhor as pรกginas de um site nas buscas gerais, colocando-as em evidรชncia e facilitando, dessa forma, a sua localizaรงรฃo.
Nesse processo, como indicado por Mills, รฉ preciso ter uma linguagem clara, direta, com parรกgrafos curtos, uso de palavras-chave e texto sintรฉtico, que comunique com eficiรชncia sem se tornar raso.
Os algoritmos do Google โ que passam por atualizaรงรตes anualmente, pelo menos desde 2011 โ exigem uma nova forma de escrita, uma nova linguagem e um novo encadeamento das ideias de um texto.
Isso rompe com todo o nosso modelo histรณrico de produรงรฃo de textos e com a nossa forma culturalmente estabelecida de escrita, principalmente para os escritores da academia.
Mas, afinal, estarรญamos condenados ร ditatura dos algoritmos e aos seus ranqueamentos? Ou, de fato, รฉ preciso reaprender a escrever, tornando mais objetivo o pensamento, qualquer que seja ele, nos adequando ร nova mecรขnica das ferramentas de busca?
Sรฃo questรตes para refletirmos e escrevermos. Mas de forma breve.
*Sociรณlogo