SSP-AM registra menor número de homicídios e apreensão recorde de droga

Israel Conte

Publicado em: 05/11/2017 às 21:11 | Atualizado em: 05/11/2017 às 21:15

Operações integradas e o aumento no patrulhamento policial fizeram com que Manaus registrasse em outubro o menor número de homicídios desde 2013. Com 46 mortes violentas, houve uma redução de 30% na comparação com outubro do ano passado e de 16% frente a setembro deste ano.

O mês também foi marcado pelo combate ao tráfico de drogas, quando a atuação integrada da inteligência resultou na apreensão de 1,4 tonelada de entorpecentes. Ainda nesse período, a inteligência realizou a maior apreensão de cocaína pura da história do Estado. Em 2017, as apreensões de drogas já alcançaram 11,6 toneladas, maior volume da série iniciada pela SSP-AM em 2005.

“Esses dados positivos do mês de outubro refletem o trabalho integrado das forças de segurança do Amazonas. Nós estamos trabalhando com os mesmos homens e recursos, mas com recursos otimizados e homens motivados”, afirmou o vice-governador e secretário  de segurança pública, Bosco Saraiva, ao destacar que esta integração tem permitido reforçar o patrulhamento e o trabalho de investigação, realizados respectivamente pelas Polícias Militar e Civil.

Mais patrulha

Segundo o secretário de segurança, ainda no mês de novembro, a zona leste também receberá reforço no patrulhamento ostensivo. As zonas oeste, centro-sul e sul também serão contempladas.

“Nós esperamos, muito em breve, ter a cidade inteira coberta por patrulhas policiais. Estamos perseguindo essas metas. Isso não é um planejamento para daqui a dez anos, nem daqui a dois, mas ações que iremos implementar de forma imediata”, disse o vice-governador.

Houve reduções, ainda, na quantidade de roubos aos ônibus do transporte coletivo, que caíram 8% em outubro frente a setembro de 2017. O número de furtos a estabelecimentos comerciais também baixou. Foram registrados 500 casos, retração de 39% na comparação com o ano passado, quando houve 815 ocorrências. Os roubos a estabelecimentos comerciais ficaram 24% abaixo dos registrados em outubro do ano passado, com 274 casos frente a 362 no mesmo mês de 2016.

 *Com informações e foto da  Secom.