Avião que saiu de Rio Branco para Envira cai e explode
Avião de pequeno porte cai nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, resultando em incêndio após explosão.

Diamantino Junior
Publicado em: 29/10/2023 às 11:12 | Atualizado em: 29/10/2023 às 14:38
Um avião de pequeno porte com capacidade para 12 pessoas a bordo explodiu ao cair nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco, neste domingo (29/10). As informações são do portal g1.
Partindo de Rio Branco em direção a Envira, no Amazonas, a aeronave caiu por volta das 6h30 no horário local (8h30, horário de Brasília), resultando em uma explosão seguida de um incêndio.
Segundo informações do governo do Acre, repassadas ao portal UOL, o voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para controlar o incêndio.
A capitã Francisca Fragoso indicou que a explosão da aeronave reduz drasticamente as chances de sobreviventes, complicando os esforços de resgate devido à dificuldade de acesso.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, mencionou o acionamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) diante da situação.
Leia mais
FAB coleta dados e investiga queda de avião no Amazonas
O acidente ocorreu na direção da BR-364. A capacidade da aeronave é de dez passageiros e dois tripulantes. Segundo o governo do estado, nove adultos e uma bebê, e mais piloto e co-piloto, não resistiram ao grave acidente e morreram no local.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros o Acre, coronel Charles da Silva Santos, informou que equipes se deslocaram na mata levando equipamentos para possível salvamento. “Mas ao chegar, foi visto que ficaram apenas destroços e que estavam incendiando a mata”.
Veja o vídeo
Devido à explosão, a identificação das vítimas é extremamente desafiadora no momento.
O foco principal é controlar o incêndio, e as investigações oficiais estão em andamento por meio do Cenipa.
Nota do governo do Acre
Um avião de pequeno de porte, modelo Caravan, caiu próximo ao Aeroporto de Rio Branco, logo após a decolagem na manhã deste domingo, 29.
Dez passageiros, sendo nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes, piloto e copiloto, totalizando 12 pessoas, não resistiram ao grave acidente e morreram no local.
O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e tinha como destino o município de Envira, no Amazonas.
Após o acidente, a guarnição do Corpo de Bombeiros, que fica baseada no aeroporto, foi imediatamente acionada pelo Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), além da guarnição do 3º Batalhão, do bairro Rui Lino, o mais próximo do aeroporto, para reduzir os danos do acidente e tentar resgatar vítimas com vida.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Ciopaer também se deslocaram até o local para auxiliar nas ações de resgate. O que se sabe até o momento é que as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes.
Diante da fatalidade, o governo do Estado do Acre manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente.
Governo do Estado do Acre
Fotos: reprodução vídeo e redes sociais