Afeam facilita crédito e negocia dívida durante seca dos rios

Morador de município em situação de emergência podem também negociar dívida

Ferreira Gabriel

Publicado em: 06/08/2024 às 20:24 | Atualizado em: 06/08/2024 às 20:24

O Governo do Amazonas divulgou neste dia 6 de agosto que a Agência de Fomento (Afeam) está autorizada a facilitar as normas de concessão e renegociação de crédito aos moradores de municípios em situação de emergência devido à vazante dos rios e a estiagem.

Conforme a agência, também são oferecidas novas condições para a renegociação de débitos em aberto. 

A referência para essas medidas são a seca e estiagem de 2023, quando pequenos produtores sofreram perdas, dificuldade de escoamento dos produtos e de aquisição de insumos.

Conforme a Afeam, a flexibilização das normas de crédito e a oferta de suporte técnico alivia a pressão financeira e ajuda na recuperação econômica dos empreendedores.

Segundo o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, é importante agir de forma preventiva, onde tais medidas visam garantir que os produtores rurais e empresários possam continuar operando e se recuperando das adversidades. 

“A flexibilização das normas de crédito é uma resposta rápida e necessária para assegurar que os produtores possam superar os desafios impostos pela estiagem e continuar contribuindo para a economia do nosso estado”.

Leia mais

Seca forte do rio Juruá impõe situação de emergência em Envira, no Amazonas

Amazonas: 10 mil sofrem com seca dos rios e comida cara em Envira

Foto: Secom/divulgação