Agropecuária derrubou 90% da vegetação natural do Brasil, diz estudo

De 1985 a 2019, 10% da vegetação do território nacional foi perdida

BID tem US$ 1 bilhão para financiar projetos na Amazônia

Mariane Veiga

Publicado em: 28/08/2020 às 09:25 | Atualizado em: 28/08/2020 às 09:48

O uso da terra para a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil, conforme dados contabilizados entre os anos 1985 e 2019.

O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (28). Esse monitoramento é feito pelo Mapbiomas, um projeto que envolve ONGs, universidades e empresas de tecnologia.

De acordo com Tasso Azevedo, coordenador do projeto, “o levantamento do MapBiomas aponta que pelo menos 9,3% de toda a vegetação natural do Brasil é secundária, ou seja, são áreas que já foram desmatadas e convertidas para uso antrópico pelo menos uma vez”.

Segundo o pesquisador, “da área que nunca foi desmatada, há uma fração que já foi degradada por fogo ou exploração madeireira predatória”.

Os dados do Mapbiomas são públicos e levam em consideração diferentes bases de dados, algumas criadas por universidades, outras com base em imagens de satélite, como as do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), bem como dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Participam do grupo de monitoramento ONGs como Imazon, SOS Mata Atlântica, Observatório do Clima e Ipam.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Feira de Santana também são co-criadoras, além de empresas de tecnologia, como o Google.

Leia mais no G1.

 

 

Foto: Divulgação/Ibama