Ala indígena no hospital de campanha de RR tem “leitos-rede”

O protocolo de atendimento a pacientes internados em redes é o mesmo para os que são acomodados em camas hospitalares comuns

Ferreira Gabriel

Publicado em: 23/06/2020 às 14:56 | Atualizado em: 23/06/2020 às 14:56

Pacientes indígenas infectados pelo coronavírus que tiverem de ser internados no Hospital de Campanha, em Boa Vista(RR), serão acomodados em redes. Sobretudo, foi montada uma enfermaria para seguir a cultura e a tradição dos povos.

Dentro do hospital, estruturado para atender exclusivamente casos de Covid-19, foram colocados 80 suportes com os “leitos-rede”. O espaço será utilizado caso o paciente escolha ser internado na rede.

O protocolo de atendimento a pacientes internados em redes é o mesmo para os que são acomodados em camas hospitalares comuns. Entretanto, a mudança é no conforto do indígena, em razão da questão cultural, conforme explica a infectologista Fabiana Zimmermann, que atua dentro do hospital.

“A gente quer fazer um ambiente mais acolhedor possível para eles, afinal, é um ambiente completamente estranho. Como eles se sentem mais confortáveis, isso até ajuda na recuperação. Mas, o tratamento é o mesmo dos demais pacientes”, disse a médica.

Nesta terça-feira (23) havia quatro indígenas internados no hospital. Mas nenhum deles havia optado por ocupar o redário, informou a Operação Acolhida, responsável pela unidade. Esta também atende imigrantes venezuelanos no estado.

A maioria dos pacientes do Hospital de Campanha são pessoas com sintomas leves da Covid-19, classificados como níveis 1 e 2. Portanto, não há problema dos indígenas ficarem nas redes.

Leia mais no G1

 

 

Foto: William Roth/Governo de Roraima

 

 

Leia mais

Indígenas criticam Governo de Roraima e recusam ser transferidos ao Amazonas