Alckmin reafirma a Autazes apoio ao projeto de potássio

Vice-presidente e ministro confirmou ao prefeito do município o que disse em Manaus

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/03/2023 às 13:57 | Atualizado em: 29/03/2023 às 19:34

O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), recebeu neste dia 28 a reafirmação de apoio ao projeto de exploração de potássio do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB).

Em Brasília para a Marcha dos Prefeitos, Cavalcante conversou com Alckmin, que já havia manifestado em Manaus na semana passada ser favorável ao projeto Potássio Autazes.

Alckmin, que também é presidente do Conselho Nacional de Fertilizantes em Nutrição de Plantas (Conferte), criticou o impasse sobre o projeto.

“O Brasil é um dos grandes produtores do mundo de alimentos, dos grandes exportadores de proteína vegetal e animal no mundo, e nós precisamos de fertilizantes NPK. Importamos muito, nós somos o maior importador de fertilizantes, no caso do fósforo nós importamos 70%, nitrogênio 85%, mas no caso do potássio, 98%. Nós não podemos depender tanto de importação em uma área tão estratégica como é a produção de alimentos. Vamos ajudar sim, pra gente viabilizar projetos que vai gerar emprego, vai gerar riqueza e vai fortalecer a indústria brasileira”.

Conforme o prefeito, a mina de Autazes tem potencial de abastecer 25% da demanda do Brasil por potássio durante 30 anos.

“Fiquei muito contente com a boa vontade do vice-presidente Geraldo Alckmin, com o desejo do governo federal de poder contribuir com o nosso estado, com a economia do país e do nosso município”.

Cavalcante foi a Brasília também para se reunir com membros da bancada amazonense no Congresso em busca de investimento para sua cidade.

De acordo com ele, conversou com o senador Plínio Valério (PSDB) e os deputados Saullo Vianna (União Brasil), Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (PSD), Fausto Júnior (União Brasil) e Alberto Neto (PL).

Leia mais

Ufam faz parceria com empresa para viabilizar potássio no Amazonas

Alckmin, Wilson e Omar defendem mineração na reunião do CAS

O projeto

O Potássio Autazes é coordenador pela empresa Potássio do Brasil, subsidiária da empresa canadense Brazil Potash Corp.

Foto: divulgação