ALE-AM homenageia pesquisador da Amazônia a pedido de Serafim
Pesquisador que adotou o Amazonas como sua terra, criou o programa "Paisagens do conhecimento".

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 12/09/2022 às 13:50 | Atualizado em: 12/09/2022 às 13:50
O pesquisador Moacir Tadeu Biondo recebe neste dia 13 o título de Cidadão do Amazonas por sua valiosa contribuição no uso da flora da Amazônia para fins medicinais, principalmente. O reconhecimento é da Assembleia Legislativa (ALE-AM), por proposta do deputado Serafim Corrêa (PSB).
Biondo, hoje com 64 anos, é técnico especialista em plantas medicinais da Amazônia. Aposentado, serviu por 26 anos na faculdade de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Ao pesquisador paulista de Presidente Prudente é atribuído a introdução na academia do saber das plantas. Biondo difundiu o conhecimento em inúmeros cursos e palestras no Brasil e no exterior.
Como resultado dessa dedicação, nos anos da década de 80 passada Biondo obteve reconhecimento da ALE e das câmaras municipais de Manaus e Envira.
Durante 12 anos, na TV Amazonsat, ele compartilhou conhecimento por meio do seu programa “Ervas e plantas”.
Leia mais
Tese de pesquisador indígena da Ufam é escolhida a melhor do Brasil
Conhecimento compartilhado
Dessa forma, apaixonado estudioso e entusiasta da propagação do saber amazônico, o pesquisador que adotou o Amazonas como sua terra, criou o programa “Paisagens do conhecimento”. Por este, por mais de 35 anos, resgata e devolve os saberes tradicionais, acrescidos da sua contribuição técnica, às comunidades.
Como resultado, Biondo teve o programa reconhecido pelo IdeiaSus, que publicou a história do projeto no volume I das “Trajetórias das práticas integrativas e complementares do SUS”.
Conforme Serafim, o pesquisador é autor das propostas que viraram leis estadual e municipal na criação da semana de plantas medicinais e fitoterápicos em Manaus e no Amazonas.
Portanto, hoje ele é consultor e fitoterapeuta nacional, tendo recentemente prestado consultoria à FAS (Fundação Amazonas Sustentável) sobre políticas públicas no comitê SUS na Floresta.
Foto: Reprodução/vídeo/youtube