AM participa de estudo internacional de medicamento contra covid

Estudo da Fiocruz AmazĂ´nia avaliarĂ¡ uso do Molnupivarir em indivĂ­duos que foram expostos ao vĂ­rus

AM participa de estudo internacional de medicamento contra covid

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 06/10/2021 Ă s 16:47 | Atualizado em: 06/10/2021 Ă s 22:04

O Amazonas Ă© um dos estados em que vai ocorrer o estudo internacional de fase 3 do medicamento Molnupivarir. O objetivo Ă© verificar sua eficiĂªncia para evitar a propagaĂ§Ă£o e transmissĂ£o da covid-19.

A Fiocruz, que faz parte de um estudo internacional, sendo dois da fundaĂ§Ă£o, divulgou hoje (6) a informaĂ§Ă£o.

Sobretudo, o estudo começa na prĂ³xima semana, e ocorrerĂ¡ de forma simultĂ¢nea em sete centros no Brasil. Como informa a AgĂªncia Brasil.

Nesse sentido, a coordenaĂ§Ă£o Ă© dos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo.

O medicamento atua impedindo a replicaĂ§Ă£o do vĂ­rus e tem potencial de aĂ§Ă£o em diversos vĂ­rus RNA, incluindo o Sars-Cov-2, que provoca a covid-19.

Leia mais

O que se sabe sobre remédio contra covid que reduz internações e mortes

AvaliaĂ§Ă£o

Para avaliar o uso de Molnupiravir como profilaxia pĂ³s-exposiĂ§Ă£o (PEP), o estudo avaliarĂ¡ indivĂ­duos que foram expostos ao vĂ­rus.

Ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para a covid-19 nas Ăºltimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado Ă  doença.

EntĂ£o, o tratamento consiste no uso do medicamento, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. A etapa de fase 3 terĂ¡ a duraĂ§Ă£o de seis meses.

Como resultado, fase do estudo demonstrou reduĂ§Ă£o de aproximadamente 50% do risco de hospitalizaĂ§Ă£o. Assim como morte em pacientes adultos nĂ£o hospitalizados com a covid-19 leve a moderada.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Fiocruz AmazĂ´nia