Dos 59 municípios do interior do Amazonas contaminados pelo coronavírus, apenas 28 têm índice praticamente nulo de óbito. Sobretudo apresentam o percentual entre 0,0 e 0, 1% do total de casos contaminados. A princípio, esse cenário representa de 0 a 3 mortes por covid-19.
De acordo com os dados da Fundação em Vigilância em Saúde(FVS-AM), os municípios que se destacam são Envira e Ipixuna, que ainda não registraram casos de infecção. Portanto, esses localizados na região sudoeste do Amazonas ainda mantém as estatísticas zeradas.
Com total de 404 casos registrados, Tapauá tem os melhores indicadores com apenas 3 óbitos. Este, sendo 0.1% do total de infectados.
Conforme o relatório municipal do Painel Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a cidade da calha do rio Purus teve os dois primeiros contaminados no dia 24 de abril. A partir disso contando os 40 dias de pandemia em Tapauá os números apresentaram oscilação de novos casos até o pico no dia 28 de maio com 63 infectados.
Veja os gráficos da Fiocruz:
Em relação a taxa de letalidade, mesmo com alto número de infectados, o percentual é de 0,79.
Dos outros municípios com melhores cenários que registram acima de 100 casos, são eles: Maraã, São Sebastião do Uatumã, Japurá, Uarini, Novo Airão, Urucurituba, Eirunepé, Anamã, Urucará e Carauari. Estes municípios têm a margem de óbitos entre 0, 0 a 0,1 %.
Veja a tabela:
Com os índices mais baixos proporcionais aos casos acumulados outros 18 municípios foram dispostos em tabela abaixo. Esta, segue a última atualização da FVS-AM, realizada nesta terça-feira(2).
Foto: Divulgação/Secom
Leia mais
Óbitos do coronavírus no AM voltam a crescer, assim como contaminações