Jogos do Amazonas podem ter transmissão em nível nacional
Três propostas foram aceitas, envolvendo Globo, Canal Goat e TV Brasil para transmitir a Segunda Divisão nacional neste ano.

Publicado em: 06/04/2024 às 12:51 | Atualizado em: 06/04/2024 às 23:45
Os jogos do Amazonas FC, na Série B do Campeonato Brasileiro, poderão ter transmissão em nível nacional após o fim do impasse, nesta sexta-feira (5/4), entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes sobre os direitos de transmissão da competição.
O Amazonas faz sua estreia na Série B do Brasileiro na Arena da Amazônia. Após reunião na sede da CBF na última quinta-feira (4/4), com os presidentes das 20 equipes do certame, o clube confirmou que sua primeira partida na competição, diante do Sport-PE, será no principal palco esportivo do Estado.
Ainda sem confirmação do dia e do horário, a expectativa é de que a equipe entre em campo no sábado (20/4), às 16h (horário de Manaus).
As TVs
Segundo apurações do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha, três propostas foram aceitas, envolvendo Globo, Canal Goat e TV Brasil para transmitir a Segunda Divisão nacional neste ano.
Leia mais
Federação celebra avanço do Amazonas FC: “A floresta é a bola da vez”
A Globo, por meio do SporTV e do Premiere, oferecerá todas as 38 partidas, enquanto o Goat transmitirá os jogos em seu canal no YouTube por streaming, com exceção das partidas do Santos como mandante.
Já a TV Brasil, emissora do Governo Federal, selecionará alguns jogos em conjunto com a CBF, abrindo a possibilidade de transmissão de partidas do Amazonas FC em rede nacional, com exceção das partidas do Santos como mandante.
A Band, inicialmente detentora dos direitos de transmissão, desistiu de cobrir os custos este ano, o que levou à redistribuição das transmissões.
Estrutura da competição
O Conselho Técnico do Brasileiro Série B 2024, realizado em março, contou com a participação dos 20 clubes da Segunda Divisão Nacional – muitos deles também levaram ao encontro os capitães de suas equipes. A reunião se deu por videochamada.
A Série B terá 38 jogos (sua data-base vai de 20 de abril até 26 de novembro) e será disputada no sistema de pontos corridos, de forma contínua, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta, mesmo modelo que vem sendo adotado nos últimos anos.
A bola oficial da competição tem a mesma especificação da que foi utilizada em 2023, mas com layout diferente.
Assim como ocorreu em 2023, a Série B de 2024 não será paralisada nas datas-Fifa, a pedido dos próprios clubes que vão disputar nesta temporada a competição.
Uma mudança aprovada no Conselho foi a da redução do número mínimo de inscrição de atletas de 35 para 30, até o dia 19 de abril.
O Conselho também valeu para a eleição dos dois clubes representantes da Série B na Comissão Nacional de Clubes – Coritiba e Botafogo-SP.
Leia mais na Mix Amazônia e na CBF
Fotos: reprodução/Amazonas