Amazonas Energia diz que não há risco de apagão na capital e interior
Direção da empresa fez essa afirmação em razão da estiagem e da seca dos rios.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/09/2024 às 10:17 | Atualizado em: 18/09/2024 às 10:17
O diretor da Amazonas Energia, Radyr Oliveira, disse à imprensa neste dia 17 de setembro que a capital Manaus e o interior do estado não corre risco de sofrer apagão em face da estiagem e da vazante dos rios, que caminham para recordes históricos.
Conforme afirmou, o que pode ocorrer é o desligamento pontual em alguma área por causa de um transformador que queima, por exemplo, e outros problemas.
“Vai ter desligamento de alimentador que saiu, de um transformador que queimou o fusível, às vezes por ação de terceiros, crianças soltando pipa debaixo da linha de distribuição ou da própria rede de distribuição. Isso tudo prejudica”, disse o diretor de Relações Institucionais.
Ele, portanto alertou para esses cuidados. Mas confirmou que não tem nenhum risco de apagão e de faltar energia para a população da capital e do interior.
Neste período de estiagem o que pode ocorrer é a falta de energia por conta dos equipamentos que não foram preparados para a alta temperatura do verão amazônico do Amazonas.
Dessa forma, o diretor orienta o consumidor a adotar o consumo consciente, dentro das residências.
“É uma preocupação nossa, até para orientar o consumidor que ele tenha esses cuidados com o consumo de energia na sua residência. Fazer um processo de conservação de energia, usar energia de forma consciente. Se você não está na sua sala assistindo televisão, por que deixar essa televisão ligada? Se você não está no quarto, por que deixar o ar-condicionado ligado”
Segundo Radyr Oliveira, isso na diminuição de consumo, inclusive na conta de luz.Isso melhora para todos.
Leia mais
Autoridade do sistema prepara plano de contingência da energia elétrica
Sistema nacional causou apagão em Manaus, esclarece Amazonas Energia
Foto: reprodução/YouTube