Amazonas leva arte amazônica ao 14° Salão do Artesanato, em Brasília
Além de expor trabalhos, nove profissionais amazonenses poderão comercializar produtos no evento, que acontece de 27 a 31 de outubro

Ednilson Maciel
Publicado em: 19/10/2021 às 16:05 | Atualizado em: 19/10/2021 às 16:05
O Governo do Amazonas vai levar nove artesãos amazonenses para o 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento ocorre no período de 27 a 31 de outubro, na Arena de Eventos do Pátio Brasil, em Brasília (DF).
A iniciativa se dá por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Dessa forma, a Setemp/Sedecti, por meio do Edital n° 001/2021 fez a selção dos nove artesãos que representarão o Amazonas ne feira em Brasília.
Sobretudo, eles são oriundos de Manaus e dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Barreirinha (distantes respectivamente 852 e 331 quilômetros da capital).
Como resultado, es expositores levarão trabalhos como cestarias, ecojoias, biojoias, esculturas, entre outros.
Leia mais
Governador faz convênio para volta da feira agropecuária de Parintins
Povos tradicionais
Além da possibilidade dos artesãos enviarem seus produtos para serem comercializados, também haverá um espaço destinado no estande para artesanatos de povos e comunidades tradicionais do Amazonas.
De acordo com a titular da Setemp, Neila Azrak, titular da Setemp, esta feira era para ocorrer ano passado, e por conta da pandemia passou para 2021.
Nesse sentido, os artesãos amazonenses poderão mostrar a força do artesanato do nosso estado.
“A Coordenação Estadual está confiante na retomada da economia e na abertura dessas oportunidades de comercialização para o setor do artesanato, tão castigado por conta da covid-19”, enfatiza.
Leia mais
Sebrae realiza 1a Feira Internacional do Agronegócio em Tabatinga
Sobre o 14° Salão
Além disso, o evento pretende reunir os 26 estados da federação e o Distrito Federal, ressaltando a grande diversidade da produção artesanal do país.
Haverá exposição de mais de 40 mil peças artesanais, estimulando o consumo de artesanato e o conhecimento das histórias e culturas locais.
O evento contará com rodadas de negócios com dezenas de lojistas nacionais e também com possíveis internacionais. Isso estimula o mercado e amplia as possibilidades de vendas e renda dos artesãos envolvidos, nos cinco dias de evento.
O Salão do Artesanato reúne, desde 2008, o melhor da produção artesanal de todo o Brasil, com peças criadas em várias tipologias e com técnicas variadas.
Dessa maneira, atrações culturais, gastronomia e oficinas também fazem parte da programação.
Foto: Divulgação/Secom