Amazonas: municípios do Juruá recebem remédios e insumos
A ação foi anunciada pela SES no plano de contingência contra a previsão de estiagem

Publicado em: 01/07/2024 às 20:00 | Atualizado em: 02/07/2024 às 00:37
No plano de contingência para diminuir os impactos de possível seca severa dos rios e forte estiagem, a Secretaria de Saúde (SES-AM) divulgou neste dia 1º de julho o envio de 15 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios de Carauari, Itamarati, Eirunepé e Juruá, na calha do rio Juruá.
De acordo com a secretária Nayara Maksoud, a prioridade do Governo do Estado é abastecer os 34 municípios das calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus e alto Solimões, onde os efeitos da estiagem costumam ser mais severos.
Nayara disse que no dia 28 de junho duas embarcações, com remédios e insumos aos hospitais, foram enviadas ao rio Madeira, com destino a Apuí, Borba, Manicoré, Humaitá, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.
As próximas remessas serão para os rios Purus e alto Solimões.
“O Governo do Amazonas vem intensificando as ações para apoiar e amparar a população durante o período. Nossas unidades serão abastecidas para atender os municípios que mais sofrem com os efeitos da estiagem”, disse Mayara.
Dentre os itens enviados está o kit calamidade, composto por 32 medicamentos e 16 insumos para o atendimento básico.
O plano de contingência da SES-AM, conforme a secretária, inclui o Telessaúde, para consultas on-line, e a remoção de pacientes em casos emergenciais.
Leia mais
Governador reúne secretários para passar a limpo plano contra estiagem
Foto: Jeany Costa/Secom