Amazonas pode voltar a fase mais grave de transmissĂ£o da covid, alerta FVS

Mapa epidemiolĂ³gico da doença detecta risco maior de novos casos de infecĂ§Ă£o no interior do estado

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 08/12/2021 Ă s 17:05 | Atualizado em: 08/12/2021 Ă s 18:42

O Amazonas pode regredir de fase no quesito transmissĂ£o do vĂ­rus da covid (coronavĂ­rus). Hoje estĂ¡ na amarela (de baixo risco), mas os novos casos diagnosticados pode levar a fase laranja (risco moderado).

Quem alerta Ă© a FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS), do Governo do Estado, nesta quarta (8).

Conforme o boletim que divulga a avaliaĂ§Ă£o de risco de transmissibilidade do vĂ­rus, o Amazonas alcançou o limite da fase amarela, de 9 pontos. De 10 a 14 jĂ¡ Ă© a nova fase, que mostra que o vĂ­rus estĂ¡ se espalhando mais.

O cĂ¡lculo Ă© realizado com base na evoluĂ§Ă£o da doença e a capacidade de atendimento pelo sistema de saĂºde.

Para a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, o novo escore estĂ¡ relacionado ao aumento de casos de sĂ­ndrome respiratĂ³ria aguda grave (Srag), nos Ăºltimos 14 dias. E neles, segundo a dirigente, estĂ£o os casos graves de covid.

De acordo com Tatyana, além do coronavírus, outros vírus circulam no período de inverno amazônico. E eles podem levar a complicações clínicas e internações hospitalares, do mesmo modo que a covid.

Por exemplo, ela cita os vĂ­rus da influenza, o sincicial respiratĂ³rio, o adenovĂ­rus e outros.

Leia mais

Eventos com mais de 3 mil pessoas no AM agora estĂ£o proibidos

Interior aumenta mais

Enquanto na capital a mĂ©dia diĂ¡ria de casos aumentou 8 em duas semanas, no interior foi de 34. No Amazonas, a populaĂ§Ă£o de Manaus Ă© maior que os demais 61 municĂ­pios somados, e responde por 54% dos casos de covid na pandemia.

Uma faixa etĂ¡ria apresentou aumento mais destacado de novos casos na comparaĂ§Ă£o entre outubro e novembro. Foi a de 20 a 59 anos. A faixa de maiores de 60 anos, contudo, foi a de maior incidĂªncia da doença durante toda a pandemia.

Em que pese a mĂ©dia de Ă³bitos seja baixa em relaĂ§Ă£o a outros perĂ­odos, com dois casos diĂ¡rios no Ăºltimos 14 dias, a FVS recomenda a manutenĂ§Ă£o das medidas preventivas. Por exemplo, o uso de mĂ¡scara e de Ă¡lcool em gel para higienizaĂ§Ă£o das mĂ£os, alĂ©m de evitar aglomeraĂ§Ă£o.

*Com informações da Secom.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Secom