Com o tema “Um só povo e uma só voz”, o Governo do Amazonas promove, de 17 a 19, a primeira Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas, em Manaus.
Durante os três dias, o evento reunirá 66 etnias, 12 federações e 93 associações indígenas do estado.
O evento é realizado pela Fundação Estadual do Índio, em parceria com a Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Conforme a organização, o objetivo é debater o etnodesenvolvimento dos povos originários, mantendo e fortalecendo suas formas de organização.
A população indígena do estado ultrapassa mais de 160 mil pessoas, divididas entre 60 povos, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Os povos indígenas têm décadas de luta em defesa da terra e da preservação de sua cultura. O Governo do Estado está de portas abertas para ouvir suas reivindicações para que possamos agir assertivamente. Muitas são as demandas, mas com a organização de vocês e determinação do governo poderemos trabalhar de maneira ativa e integrada”, disse o vice-governador Tadeu de Souza.
A programação do evento irá reunir palestras voltadas para discutir políticas públicas indigenistas e apresentações culturais para celebrar esse momento simbólico e histórico para o estado.
Leia mais
Artesanato indígena
Durante a conferência, uma feira de artesanato indígena com 15 artesãos do Yandé Muraki, projeto promovido pela FEI, irão expor e comercializar as suas obras.
A feira está montada no Centro Cultural Povos da Amazônia.
Foto: Antônio Lima/Secom