Amazonas recebe do Ministério da Saúde respiradores para leitos de UTI
Considerando a remessa de respiradores deste sábado, a unidade possui capacidade imediata para pelo menos 100 leitos para atendimento

Neuto Segundo
Publicado em: 11/04/2020 às 17:44 | Atualizado em: 11/04/2020 às 20:51
O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz recebeu, neste sábado 11, dez respiradores pulmonares enviados pelo Ministério da Saúde como parte da estratégia para ampliar a oferta de leitos de UTI a pacientes graves com Covid-19 no Amazonas.
Outros dez aparelhos devem chegar a Manaus ainda neste sábado.
Desde 4 de abril, a unidade, referência para internação de casos graves do novo coronavírus, recebeu 39 respiradores – 20 do Ministério da Saúde e 19 comprados pelo Governo do Estado.
Atualmente, o hospital está com 60 leitos de UTI ativos e nove de SVA (Sala Vermelha).
Considerando a remessa de respiradores deste sábado, a unidade possui capacidade imediata para pelo menos 100 leitos, 15 deles sendo ativados já neste domingo, 12.
Leia mais
Amazonas passa dos 1000 casos confirmados de coronavírus
“O Hospital Delphina Aziz está operando com a sua capacidade máxima operacional. A unidade dispõe de respiradores, tem capacidade instalada para ampliar leitos, mas precisa de profissionais. Nesse momento, a secretaria está providenciando as condições para que isso aconteça”, explicou a secretária estadual de saúde, Simone Papaiz, ao anunciar que o contrato com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Organização Social que gerencia a unidade, está sendo aditivado.
Seleção
Semana passada, a Organização Social(OS) lançou processo seletivo para a contratação de 600 profissionais.
Foram recrutados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas para o atendimento.
A OS também já preparou o quarto, quinto e sexto andares com toda a instalação necessária para subir os leitos.
O hospital tem capacidade para até 350 leitos.
Fotos: Secom