Amazonas: seis municípios ganham do governo vans com acessibilidade

Expostas na Esplanada dos Ministérios, serão 59 veículos do MobSuas destinados a municípios de todos os estados do Brasil

Amazonas: seis municípios ganham do governo vans com acessibilidade

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

 

Publicado em: 07/05/2024 às 19:35 | Atualizado em: 07/05/2024 às 19:55

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, faz entrega simbólica, nesta quarta-feira (8), às 11h, de veículos destinados ao Programa de Mobilidade de Assistência Social (MobSuas).

Assim, foram adquiridas 186 vans com acessibilidade que serão destinadas a municípios de todos os estados do Brasil.

No entanto, nesta quarta-feira, 59 veículos ficarão em exposição na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Entre eles, oito vans do Amazonas.

Dessa forma, seis municípios do Amazonas serão contemplados com oito vans do MobSuas, que foram adquiridas com emenda ao orçamento de um parlamentar do Amazonas.

Os municípios amazonenses que receberão as vans do programa de mobilidade do MSD são:

  • Careiro – 1 van
  • Eirunepé – 1 van
  • Itacoatiara – 1 van
  • Itamarati – 2 vans
  • Manacapuru – 2 vans
  • Tonantins – 1 van

Via terrestre

Nesse sentido, para a entrega simbólica das vans do MobiSuas, estão confirmados os prefeitos Nathan de Souza, do Careiro, Beto Dângelo, de Manacapuru, e Francisco Sales de Oliveira, de Tonantins.

Após a entrega simbólica, na Esplanada dos Ministérios, os veículos serão encaminhados, por via terrestre aos estados.

Dessa forma, no caso do Amazonas, somente quando as vans chegarem a Manaus, será feita a entrega oficial aos municípios

Leia mais

Peso do Amazonas dá a Manaus R$ 12 milhões em verbas sociais

Acesso precário

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o MobSuas permite aprimorar o atendimento realizado à população em vulnerabilidade, de acesso precário ou inexistente a serviços públicos, com fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e qualquer outra situação de vulnerabilidade ou risco social.

A entrega dos veículos representa uma inovação ao garantir o atendimento socioassistencial de modo proativo, protetivo e preventivo, assegurando o acesso a direitos e proporcionando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da assistência social, promovendo o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desses indivíduos, disse Dias.

Assim sendo, as unidades servem para o transporte de usuários e das equipes de referência, com o objetivo específico de oferecer as condições necessárias de mobilidade, acessibilidade e transporte das pessoas atendidas e dar melhores condições de prestação de serviços por parte dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Foto: divulgação/governo