Amazonas será contemplado com novos campi de institutos federais

Amazonas estará na lista dos estados beneficiados, mas não foi divulgado a quantidade e localidade

Dois professores

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 11/03/2024 às 22:03 | Atualizado em: 11/03/2024 às 22:11

O presidente Lula da Silva (PT) anunciará nesta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, a construção de 100 novos campi de institutos federais. O Amazonas estará na lista dos estados beneficiados, mas não foi divulgado a quantidade e localidade.

Na rede social, o coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude, o amazonense Yann Evanovick, confirmou que o Amazonas será beneficiado com o equipamento.

“Os institutos federais são escolas que tanto ofertam escolarização de ensino médio quanto superior e o futuro no mundo do trabalho. Desde Nilo Peçanha [ex-presidente) que construiu as primeiras escolas técnicas, o presidente Lula foi o que mais construiu institutos e vai retomar sua expansão. O governo anterior não construiu sequer uma unidade”, lembra Evanovick.

Lula já havia antecipado na 4ª Conferência Nacional de Juventude que até o final do seu governo, em 2026, entregaria os equipamentos educacionais.

“Foi a juventude brasileira que ajudou a gente a fazer uma pequena revolução na educação brasileira com o Prouni, com o Reuni, com a quantidade de universidades federais, com a quantidade de escolas técnicas. Eu quero dizer para vocês que nós vamos, ainda neste meu mandato, fazer mais cem institutos federais nesse país para que a gente possa suprir a ausência de vagas para a juventude aprender uma profissão e ter emprego digno e um salário justo”, declarou na ocasião.

Leia mais

À juventude, Lula diz que criará 100 institutos federais até 2026

Os recursos já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo qual o governo vai investir nas obras R$ 3,9 bilhões.

Em entrevista a radialistas de todo o país, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que os institutos federais são as mais importantes políticas que esse país já criou.

“O presidente Lula foi um grande presidente que ampliou o número de universidades e institutos federais. Ele já anunciou que são 100 novos institutos federais, vários para a região Norte do Brasil. Mas nós também vamos não só anunciar novos, queremos consolidar os institutos que já foram criados”, afirmou.

De acordo com ele, tem instituto que não tem restaurante para os alunos, laboratório e nem sede.

“Então, nós colocamos no PAC recursos para consolidar os institutos e vamos anunciar novos institutos, olhando os vazios demográficos que existem. E todos os estados vão receber institutos federais novos, mas sempre olhando para a questão do vazio demográfico, para a questão da equidade e para a questão do acesso desses jovens para a educação técnica e nível superior no Brasil”, disse.

Foto: divulgação