Amazonas tem redução significativa no número de internados por covid

Em 18 dias, a quantidade de infectados pela doença internados em unidades de saúde no estado reduziu 71,8%

Após alta de casos, internações saltam no pós-show de Gustavo Lima

Publicado em: 19/02/2022 às 16:51 | Atualizado em: 21/02/2022 às 16:56

As infecções por covid-19 apontam para uma tendência de queda no Amazonas e essa redução já reflete no número de internados no estado, conforme indicadores epidemiológicos divulgados na última semana.

Após o pico de casos impulsionado pela variante ômicron, as unidades de saúde começam reduzir os atendimentos.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o número de internados diminuiu 71,8%.

No entanto, ainda há 169 pessoas internadas em tratamento da covid em unidades públicas e particulares de todo o Amazonas.

Em 01 de fevereiro, por exemplo, 600 internados lutavam contra a doença, seja em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou leitos clínicos.

Capital

Nesse intervalo de 18 dias, o número de internados em Manaus saiu de 453 pessoas, no dia 01 de fevereiro, para 129 pessoas, conforme os números divulgados ontem. Isso significa uma diminuição de 71,5%, só na capital amazonense.

Os quadros mais graves, que necessitam de internações em UTI, tiveram redução menor, em torno de 46%, levando em conta o mesmo período.

Nesta sexta-feira, a FVS registrou 66 pessoas em UTI em tratamento contra a covid. No início de fevereiro, eram 123 pessoas na mesma condição.

Segundo a FVS, 70,5% das pessoas internadas por causa da doença estão com o esquema vacinal incompleto. Dos 129 doentes, 67 não foram vacinados.

Saiba mais em Segundo a Segundo.

Leia mais

O que muda quando covid virar endemia, como já fazem europeus

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM