O Amazonas volta às aulas 100% presenciais para 230 mil estudantes de Manaus, na segunda-feira (23). Com isso, as aulas passam a ser de segunda à sexta-feira.
Dessa forma, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continuará exigindo o uso obrigatório de máscaras no ambiente escolar para estudantes e trabalhadores da educação.
Então, a retomada total ocorre com todos os 16.160 profissionais da capital vacinados com a 2ª dose da vacina contra covid-19.
A expectativa é de que 82% dos adolescentes de 12 a 17 anos, da rede estadual, esteja imunizada com a primeira dose da vacina.
Como resultado, com o retorno 100% presencial, as aulas nas 236 escolas de Manaus passam a ser de segunda à sexta-feira.
Por isso, todas as séries e modalidades de ensino retornam à normalidade, com frequência nos 5 dias da semana.
Reforço escolar
Entre as mudanças, o acompanhamento das atividades remotas do “Aula em Casa” será utilizado como estratégia de reforço escolar, juntamente com o projeto “Contraturno Digital”.
Com a retomada, os conteúdos serão vistos em sala de aula, no horário das aulas e as estratégias remotas serão facultativas.
Leia mais
Protocolos
Mesmo vacinados, trabalhadores e estudantes devem continuar utilizando máscaras durante todo o período dentro das escolas.
Para as escolas, a Seduc montou um protocolo específico que pode ser consultado com detalhes na página da pasta: www.educacao.am.gov.br
As unidades dispõem de pias e totens/dispositivos de álcool gel e sabão. Assim, os estudantes e demais membros da equipe escolar possam higienizar corretamente as mãos.
Além disso, escolas estão equipadas com tapetes sanitizantes e sinalizações com os principais protocolos e medidas de segurança e enfrentamento à vovid-19.
Vacinação
Para garantir, portanto, segurança a toda comunidade escolar, os professores tiveram a data da segunda dose do imunizante antecipada desde o dia 13 de agosto.
Ao todo, em Manaus, mais de 16 mil profissionais da educação da rede estadual já tomaram a 2ª dose da vacina.
Em relação aos estudantes, a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos iniciou no último dia 13 de agosto.
Em situações de casos confirmados de covid-19, as escolas continuarão adotando o protocolo de afastamento da pessoa contaminada e posterior higienização do ambiente escolar.
Além disso, os gestores estão sendo orientados sobre a importância da notificação para o monitoramento da FVS-RCP, por meio do Programa de Vigilância Ativa nas Escolas.
Foto: Tácio Melo/Secom