Amazônia: após anunciar resgate, governo diz que não achou crianças

Irmãos de 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 11 meses, continuam desaparecidos após acidente aéreo. Presidente colombiano repassou informação equivocada

Mariane Veiga

Publicado em: 19/05/2023 às 22:00 | Atualizado em: 19/05/2023 às 23:08

Após o presidente Gustavo Petro anunciar que três crianças e um bebê de 11 meses foram encontrados com vida na Amazônia da Colômbia, o governo colombiano apresentou uma nova versão sobre o caso e disse não saber exatamente onde as crianças estão.

“Quem dera soubéssemos onde estão as crianças. Por isso estamos em operação de busca. A Operação Esperança (como foi batizada a mobilização que procura pelos sobreviventes) está nos dando luzes”, declarou Astrid Cáceres, diretora do Instituto Bem-Estar Familiar.

Segundo a nova informação, os irmãos, de 13, 9 e 4 anos e o bebê de 11 meses, continuam desaparecidos, após a queda da aeronave em que viajavam na região amazônica.

Leia mais

Amazônia: crianças e bebê sobrevivem após 16 dias perdidos na floresta

Três adultos, incluindo o piloto e a mãe das crianças, morreram e os corpos já foram encontrados.

Mais de 100 soldados buscam os menores e seguem pistas que sugerem a possibilidade de que haja ao menos um sobrevivente, de acordo com o Exército.

Segundo o avô das crianças, Fidencio Valencia, elas “estão acostumados com a floresta”, mas podem ter se escondido, por medo, após o acidente.

Árvores de até 40 metros, animais silvestres e a chuva forte dificultavam as buscas.

Indígenas de povos vizinhos uniram-se aos trabalhos de resgate.

Paralelamente, a Força Aérea se juntou à chamada “Operação Esperança”, com três helicópteros que sobrevoam a floresta.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: Reprodução/AFP Photo/Colombian Army