Amazônia: a incrível aventura das crianças indígenas perdidas por 40 dias

As quatro crianças estavam desparecidas desde o dia 1º de maio, quando o avião em que viajavam caiu

Ferreira Gabriel

Publicado em: 10/06/2023 às 13:18 | Atualizado em: 12/06/2023 às 19:29

Depois de 40 dias de aflição e de medo, os avós das quatro crianças resgatadas na selva colombiana reencontraram os netos na manhã deste sábado (10), em um hospital militar de Bogotá.

Cansado, depois de uma viagem de mais de cinco horas de Villavicencio, no departamento de Amazonas, até a capital colombiana, Bogotá, Fidencio Valencia, avô dos meninos, falou com exclusividade ao Correio Braziliense, por telefone.

“Vocês falam do Brasil!”, reagiu, surpreso. “Aqui, eu os encontrei. Em primeiro lugar, devo dar graças a Deus, porque estão com vida. Agora, eles estão em tratamento. Eu lhes dei alegria. Fiquei contente, vendo, emocionado, com os meninos e as meninas, que são tão guerreiras”, afirmou Valencia. “As crianças ficaram caminhando pela selva. Mas nada lhes aconteceu. Não se encontraram com nenhum animal. Nada, nada”, disse.

De acordo com o avô, os quatro netos estão “muito acabados”. 

As quatro crianças — Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, 9; Tien Noriel Ronoque Mucutuy, 4; e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11 meses — estavam desaparecidas na selva desde 1º de maio, quando o avião em que viajavam caiu, a 175km da cidade de San José del Guaviare. A mãe dos meninos e o piloto morreram no acidente.

Leia mais na matéria de Rodrigo Craveiro no Correio Braziliense

Leia mais

Após 40 dias perdidos, crianças e bebê são encontrados vivos na floresta

Foto: Forças Militares da Colômbia/Twitter