Amazônia: ciclista sumido em Essequibo é achado em hospital da Guiana

O ciclista está debilitado e com 46 kg, por isso precisa receber atendimento médico, segundo o filho dele, Gregori de Souza

Publicado em: 02/05/2024 às 17:25 | Atualizado em: 02/05/2024 às 22:33

O ciclista George da Silva de Souza, de 63 anos, que desapareceu perto da fronteira do Brasil com Essequibo, na Guiana foi encontrado nessa terça-feira (30), sendo levado ao hospital em Georgetown, capital do país vizinho.

Ele havia feito o último contato com a família no dia 27 de março, quando fazia uma expedição de bicicleta ao Monte Caburaí, e foi encontrado por um grupo de caçadores indígenas na Guiana.

O ciclista está debilitado e com 46 kg, por isso precisa receber atendimento médico, segundo o filho dele, Gregori de Souza. Fotos mostram ele ao lado de militares próximo a uma aeronave e em uma cadeira de rodas.

“Acabamos de receber a informação de que meu pai está bem, está lúcido, porém debilitado, está sendo levado para um hospital e está sendo acompanhado pelo Adido Militar do Brasil na Guiana inglesa. Ele ficará por lá em Georgetown pelo menos mais 36 horas”, informou.

Militar aposentado da Força Aérea Brasileira, Geeorge começou a expedição no dia 19 abril do ano passado no Arroio Chuí, que fica na fronteira do Brasil com o Uruguai, conhecido por ser o ponto mais extremo no Sul do território brasileiro.

Chegou a Uiramutã, no Norte de Roraima, no dia 25 de março e de lá seguiria viagem pedalando até o Monte Caburaí. A família registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento após perder contato com o missionário.

Ele estava “bastante debilitado” quando foi encontrado pelo grupo de caçadores, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal de Uiramutã, Julimar Sena. Os indígenas levaram o ciclista para a comunidade Pipillipai, que é de difícil acesso, de acordo com a família.

De lá, ele foi resgatado de aeronave e levado para Georgetown, onde deve receber atendimento médico.

Leia mais no G1

Leia mais

Após cruzar Brasil, ciclista some em região de garimpeiros em Roraima

Foto: Arquivo pessoal