Amazônia: começa obra do primeiro hospital indígena para ianomâmis

Centro de Referência vai atender aproximadamente 60 comunidades da região, atingindo cerca de 10 mil indígenas do território ianomâmi

Publicado em: 27/08/2024 às 23:22 | Atualizado em: 27/08/2024 às 23:30

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (27) a construção do hospital centro de referência em Surucucu na Terra Indígena Ianomami, o primeiro do território.

A pedra fundamental foi lançada no território com a presença, de forma online, da ministra Nísia Trindade e lideranças indígenas.

A obra, que terá um custo de R$ 23 milhões, faz parte de um acordo de cooperação. O Ministério da Saúde vai investir mais de R$ 15 milhões para comportar 54 profissionais de saúde no Centro.

Leia mais

Ianomâmis: radar de defesa antiaérea entra em ação contra garimpeiros

Segundo o governo, a previsão é de que o hospital seja entregue até o ano de 2025.

O Centro de referência irá atender aproximadamente 60 comunidades da região, atingindo cerca de 10 mil indígenas, do território ianomami. A unidade será o primeiro hospital do território, que é atendido por polos bases de saúde.

A obra também irá viabilizar a construção de alojamentos para profissionais de saúde, refeitórios, cozinha, além de implantar sistemas de abastecimento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos.

De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a construção “não só visa melhorar os atendimentos voltados para a saúde, mas também reafirma o compromisso contínuo com a proteção e o desenvolvimento sustentável das ações de saúde para as comunidades da região”.

Leia mais no G1.

Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde