Amazônia: Marina tenta livrar Ibama das indicações de políticos

O principal foco de disputa de cargos sĂ£o as superintendĂªncias locais

Marina Silva declara emergĂªncia ambiental no AM

Publicado em: 21/08/2023 Ă s 11:47 | Atualizado em: 21/08/2023 Ă s 11:47

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tenta blindar o Ibama de indicações políticas em meio as negociações do presidente Lula da Silva (PT) para atrair novos aliados.

Atualmente, o principal foco de disputa entre deputados federais sĂ£o as superintendĂªncias locais do Ibama, Ă³rgĂ£o que tem como funĂ§Ă£o o monitoramento e a fiscalizaĂ§Ă£o de infrações ambientais.

Das 26 superintendĂªncias estaduais do Ibama, 17 tiveram os seus chefes nomeados desde o inĂ­cio do governo, dentre os quais a maioria (9) Ă© de servidores.

Marina conseguiu colocar funcionĂ¡rios de carreira do Ă³rgĂ£o em sete dos nove estados da AmazĂ´nia Legal e tambĂ©m nos locais que compõem o Pantanal.

Nos outros estados, as indicações continuam pendentes e os cargos seguem chefiados de forma interina. A demora nas negociações e o veto a nomes indicados irritou parlamentares aliados, que criticam o que chamam de postura intransigente da ministra.

“O que nĂ³s queremos, enquanto servidores, Ă© que sejam nomeados servidores e, quando isso nĂ£o for possĂ­vel, porque sabemos das disputas polĂ­ticas, que sejam pessoas qualificadas. Independente de partido A ou B, nĂ£o Ă© esse o mĂ©rito, queremos que siga o perfil de qualificaĂ§Ă£o exigido para o cargo”, afirmou o presidente da Ascema (AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente), Binho Zavaski.

“NĂ³s estamos, enquanto servidores, desde janeiro cobrando a nomeaĂ§Ă£o dos cargos. A demora nesse processo levou a uma escalada da pressĂ£o pelas indicações polĂ­ticas, ao processo de disputa do toma lĂ¡, dĂ¡ cĂ¡. Entendemos que o cargo desocupado gera pressĂ£o para que outra pessoa de fora ocupe”, completou.

O ministĂ©rio foi procurado pela reportagem, mas o Ibama se encarregou de enviar a resposta. O instituto disse, em nota, que estĂ¡ trabalhando na recomposiĂ§Ă£o de seus quadros.

“As diretorias do Ibama que ainda nĂ£o tiveram definiĂ§Ă£o de titulares estĂ£o sendo lideradas por servidores concursados, com alta capacidade tĂ©cnica para atuar nos cargos”, afirmou.

O instituto acrescentou que trabalha para que uma parte significativa das superintendĂªncias seja ocupada por servidores de carreira, principalmente nos estados que apresentam altas taxas de desmatamento, como Amazonas, Mato Grosso e ParĂ¡.

Nomes indicados por deputados seguem em banho-maria em uma série de estados. Em dois deles, os nomes para o Ibama indicados pelos deputados causaram desconforto no entorno de Marina.

Leia mais na matĂ©ria de JoĂ£o Gabriel e JoĂ£o Pedro Pitombo na Folha de S. Paulo

Leia mais

Ibama autorizado a contratar 257 aprovados em concurso de 2022

Foto: TĂ¢nia RĂªgo/AgĂªncia Brasil