A Amazônia perdeu cerca de 52% de sua área de neve de 1985 a 2020. O bioma amazônico se encontra nos países sul americanos.
Ou seja, de toda cobertura vegetal da Amazônia, 15% foram devastados, comparável ao tamanho do Chile. Conforme informação divulgada pela Folha de S. Paulo.
Por isso os cientistas alertam para o fato de estar se aproximando de um ponto sem volta.
Quanto a áreas de gelo na Amazônia, elas se encontram na Cordilheira dos Andes, onde, em função das elevadas altitudes, há neve.
Dessa forma, ontem (30), a Rede Amazônica de Informações Socioambientais Georreferenciadas (RASG) lançou o MapBiomas Amazônia. A ação foi em parceria com o projeto Mapbiomas.
MapBiomas
Motivo
De acordo com o coordenador técnico do MapBiomas, a Bolívia, Perú e Equador pegam uma porção dos Andes, onde há geleiras.
Ele disse ainda que os dados não permitem apontar o motivo dessa diminuição na cobertura de neve.
Nesse sentido, a crise climática aparece como suspeitas da diminuição do gelo.
“Mas não dá para afirmarmos isso [a influência da mudança climática] neste momento. Como são as primeiras análises, agora vamos nos dedicar a entender”, diz Augusto.
Contudo, segundo a Folha, para a perda de vegetação as respostas são mais claras. Com isso, a saúde da floresta não resistirá, e causará um processo de savanização do bioma.
Dessa maneira, o Brasil tem um papel importante nisso, pois detém a maior parte da floresta e também é o responsável pela maior perda proporcional de vegetação.
Leia mais em Folha de S. Paulo .
Leia mais
Foto: Divulgação/mapbiomas.org/en