“AmazĂ´nia precisa de presença sadia, nĂ£o de ongs”, diz general

O ministro do GSI e general Augusto Heleno adotou tom crĂ­tico tambĂ©m aos embaixadores 'estrangeiros' da regiĂ£o amazĂ´nica

Publicado em: 20/07/2020 Ă s 21:40 | Atualizado em: 20/07/2020 Ă s 22:15

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse hoje (20) que a “AmazĂ´nia precisa de uma presença sadia. NĂ£o Ă© presença de ongs, de estrangeiros, que vĂ£o explorar os recursos da AmazĂ´nia e pesquisar para atender os interesses deles”.
Ele, contudo, defendia que o “Brasil tenha uma presença efetiva” na regiĂ£o amazĂ´nica.
“Queremos agora Ă© que outras instituições, que tĂªm papel fundamental na AmazĂ´nia se voltem para essa Ă¡rea”. Por exemplo, o general citou PolĂ­cia Federal, Receita Federal, Ibama, instituições de ensino.

Leia mais

Embaixadores na regiĂ£o

AlĂ©m disso, Heleno disse que combinou com outro general, Hamilton MourĂ£o, coordenador do Conselho da AmazĂ´nia e vice-presidente da RepĂºblica, para levar embaixadores de paĂ­ses que criticam o governo para conhecer a regiĂ£o amazĂ´nica.
“Tem muito crĂ­tico que Ă© crĂ­tico de barzinho. O que a gente brinca Ă© que Ă© esquerda escocesa. AtrĂ¡s de uma garrafa de uĂ­sque escocĂªs o cara resolve todos os problemas do Brasil”.
Leia mais no portal de notícias do UOL.
Foto: AgĂªncia Brasil