Amazônia: subsecretária quer pesquisas virando política pública
Tanara Lauschner representa Ministério de Ciência e Tecnologia em evento em Manaus e destaca programas em ação.

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/03/2024 às 07:00 | Atualizado em: 28/03/2024 às 10:09
Transformar pesquisas de ciência, tecnologia e inovação em política pública para o desenvolvimento social na região Amazônica. Essa é a principal missão da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Amazônia do Ministério de Ciência e Tecnologia, criada pelo governo Lula da Silva (PT).
Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas nesta quarta-feira (27/3), a titular da pasta, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, destacou algumas ações da subsecretaria para ajudar as populações da região.
“Dentro dos 10 programas (da subsecretaria) tem a política consciência que é exatamente a partir das pesquisas que são feitas em várias frentes que é transformar isso em políticas públicas”, disse.
Além disso, Tanara Lauschner, pontuou sobre as Conferências de Ciência e Tecnologia que estão sendo realizadas no país visando o desenvolvimento social.
“O Brasil inteiro está discutindo em Conferências municipais, estaduais, o que por exemplo o município de Tefé, que teve uma conferência municipal, espera de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia para que se construa uma grande política pública focada em quatro eixos, e um deles é a ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, ressaltou.
Leia mais
Desmobilizado, campo da Embrapa vira estudo de créditos de carbono
Mudanças climáticas
Sobre os fenômenos naturais extremos que vem ocorrendo ao longo dos anos na Amazônia, a subsecretária destacou alguns projetos dentro do Ministério de Ciência e Tecnologia.
“A gente tem dentro do MCTI, projetos pra eventos extremos que é coordenado pela secretaria de projetos estratégicos do MCTI e a gente também através do Inpa, várias projetos aqui na região de Manaus, a Torre Atto, Amazon Face que são projetos que tentem prever essa questão da mudança climática”, disse.
Foto: Gleilson Medins/ FIC-UFAM