Amazônia teve aumento de 68% nos alertas de desmatamento

Alta ocorre na comparação com o mês de agosto de 2019; foram 1.499 km² com sinais de desmatamento na Amazônia, segundo dados do Imazon

Mariane Veiga

Publicado em: 15/09/2020 às 18:32 | Atualizado em: 15/09/2020 às 18:41

Os alertas de desmatamento subiram 68% em agosto de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Conforme o instituto, é o pior mês de agosto verificado nos últimos 10 anos de monitoramento.

Os dados são medidos por sistema do próprio Imazon. Dessa forma, foram 1.499 km² detectados com sinais de desmatamento em um único mês.

Do mesmo modo, os números são próximos dos registrados pelo governo federal: a Amazônia teve 1.359 km² sob alerta em agosto, segundo o Inpe.

 

Leia mais

Mourão minimiza queimadas na Amazônia ao comparar com fogo nos EUA

 

De acordo com o Imazon, o Pará (37%) lidera, pela quinta vez consecutiva, o ranking dos estados com mais desmatamento na região.

Amazonas (19%), Acre (18%), Rondônia (14%), Mato Grosso (9%), Maranhão (2%) e Roraima (1%) completam a lista.

Porto Velho, em Rondônia, é a cidade com maior número de alertas: foram destruídos 85 km² de floresta em agosto.

Lábrea, no Amazonas, e Altamira, no Pará, também perderam uma área importante no mês passado, com 72 km² e 61 km², respectivamente.

Desde janeiro, segundo o Imazon, a Amazônia perdeu 5.190 km² de mata nativa. Portanto, uma alta de 23% em relação ao mesmo período de 2019.

Leia mais no G1.

 

 

Foto: Fernando Augusto/Ibama