Analfabetismo: 17 municĂpios do Amazonas ficam sem prĂªmio do MEC
Por desenvolver ações de combate ao analfabetismo, 45 municĂpios ganharam selo de compromisso.

Publicado em: 13/02/2025 Ă s 11:26 | Atualizado em: 13/02/2025 Ă s 11:34
O MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC) concedeu o Selo Nacional Compromisso com a AlfabetizaĂ§Ă£o a 45 municĂpios do Amazonas por suas ações no combate ao analfabetismo. Portanto, 17 cidades do estado ficaram de fora do reconhecimento (veja lista abaixo).
A cerimĂ´nia ocorreu na Ăºltima segunda-feira, dia 10 de fevereiro, em BrasĂlia (DF), como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Os municĂpios foram reconhecidos com base na implementaĂ§Ă£o de polĂticas de alfabetizaĂ§Ă£o, formaĂ§Ă£o de professores e gestores, distribuiĂ§Ă£o de materiais didĂ¡ticos e colaboraĂ§Ă£o entre os entes federativos.
No estado, essas ações sĂ£o conduzidas pelo programa Amazonas + Alfabetizado, coordenado pela Secretaria de EducaĂ§Ă£o (Seduc) em parceria com as redes municipais.
O programa impacta cerca de 360 mil estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Leia mais
Lula entrega selo prata a municĂpios do Amazonas por atuar pela alfabetizaĂ§Ă£o
Premiados
A premiaĂ§Ă£o concedeu oito selos Ouro, 19 Prata e 18 Bronze aos municĂpios participantes.
A Seduc tambĂ©m foi contemplada com o selo Prata na avaliaĂ§Ă£o voltada Ă s secretarias estaduais.
AlĂ©m disso, o Amazonas se destacou no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo MEC, ultrapassando a meta estadual. Em 2023, 52% dos alunos foram alfabetizados atĂ© o 2º ano do ensino fundamental, colocando o estado entre os seis que mais avançaram no paĂs.
Quem ficou de fora
- AmaturĂ¡
- Barcelos
- Barreirinha
- Caapiranga
- Canutama
- CodajĂ¡s
- Envira
- Fonte Boa
- GuajarĂ¡
- JuruĂ¡
- Novo AirĂ£o
- Parintins
- Santa Isabel do Rio Negro
- SĂ£o Gabriel da Cachoeira
- SĂ£o SebastiĂ£o do UatumĂ£
- Tonantins
- Uarini
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom